A pesquisa Indicadores Industriais de outubro, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta para uma queda generalizada nos índices de emprego, faturamento e utilização da capacidade instalada do setor produtivo do país no acumulado deste ano.
Divulgados pela entidade na terça-feira (5), os dados são espelho da recessão e da política de governo de manter os investimentos no chão. Para a entidade, “o balanço desses resultados sugere manutenção do baixo patamar das variáveis pesquisadas e reforça o quadro de fraca atividade industrial”.
Na comparação com janeiro a outubro do ano passado, o emprego caiu -3,2% e as horas trabalhadas -2,6%. O faturamento também mostra queda, de 1,3%, enquanto a massa salarial recuou 2,2%. Apenas o rendimento médio real registrou variação positiva de apenas 1,0%.
A utilização da capacidade instalada em outubro (dessazonalizada) ficou em 77,7%, 1,6 ponto percentual (p.p.) acima do registrado no mesmo mês de 2016. Ainda assim, a ociosidade segue muito elevada: a UCI de outubro de 2017 é 3,7 p.p. inferior à média dos meses de outubro de anos anteriores, diz a CNI.