O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu pelo terceiro mês seguido, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) publicados na segunda-feira (29).
Segundo o levantamento, em outubro, a queda foi de 2 pontos, e acumula perda de 6,0 pontos, fixando-se em 94,1 pontos. Foi o mais baixo nível do ano e o menor desde setembro de 2017. A pesquisa aponta também que a queda atingiu quase 60% dos segmentos industriais.
O Índice da Situação Atual (ISA) caiu em outubro 2,3 pontos e passou para 92,9 pontos, em sua também terceira queda consecutiva. O Índice de Expectativas (IE) acompanhou a queda dos outros índices, em 1,6 ponto, ficando com 95,5 pontos em outubro, o menor nível desde agosto de 2017.
“O movimento de queda do ISA afetou 9 dos 18 segmentos pesquisados. Já nas expectativas, a queda foi mais difusa: atingiu 11 segmentos; Em termos agregados, houve piora da confiança em 11 dos 19 segmentos industriais pesquisados”, assinala ainda a pesquisa.
Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 0,5 ponto percentual, para 76,4% em outubro. Um alto e persistente índice de ociosidade.