Com uma taxa de desemprego de 17% na região metropolitana de São Paulo, o 2º mutirão de empregos feito pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo reuniu 6 mil desempregados que lotaram o Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, na segunda feira (6). Também participam da iniciativa o Sindicato dos Padeiros e a União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pela Fundação Seade e Dieese, o desemprego atingiu 1.883 milhão de pessoas na região metropolitana de São Paulo em junho.
Entre as vagas oferecidas estavam motorista, vendedor, operador de telemarketing, caixa, auxiliar de cozinha, padeiro, confeiteiro e analista de sistemas, além de seleções de vagas para gerências. Segundo os organizadores do mutirão de emprego, o salário médio oferecido é de R$1.300. Os salários podem chegar até 6 mil reais dependendo da qualificação.
Jéferson, desempregado há um ano e dois meses, chegou à fila às dez horas da manhã do dia anterior, embaixo de chuva, em busca de uma oportunidade de emprego. “Estamos na luta. Foi cansativo, sofri com frio e chuva, mas estamos ai procurando emprego, poxa.”, diz o candidato.
Segundo o IBGE (Pnad Contínua) temos hoje no país cerca de 13 milhões de desempregados, onde muitos saem de suas cidades para São Paulo acreditando que terão mias oportunidades de emprego.
É o caso de Claydison, de Chapecó (SC), desempregado a aproximadamente 4 anos, que disse em entrevista ao Bom dia SP da Rede Globo, ter saído de sua cidade em busca de oportunidades que não encontrou em sua cidade natal “Eu vim para são Paulo porque aqui tem mais oportunidade de emprego nessa época do que na minha cidade.”
Mais da metade da força produtiva brasileira (62%) desistiu de procurar emprego, alcançando a assombrosa marca de 65,6 milhões de trabalhadores. Os que resistem e continuam a procura acabam enfrentando situações desumanas para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho “Eu cheguei aqui sábado passado (3) às 7 horas da manhã. Passei o sábado inteiro, a noite, domingo o dia inteiro e a noite em busca de um emprego.”, diz Claydison.
A concentração começou pela madrugada, sob chuva e frio, para pegar as senhas que só começaram a ser distribuídas às 7h da manhã de segunda.