Fim da Magnitsky contra Moraes faz Nikolas e Allan se agredirem: “você é um bosta”

Nikolas Ferreira (PL-MG) e o blogueiro Allan dos Santos (Fotos: Câmara dos Deputados - Reprodução)

A retirada de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e sua esposa, a advogada Viviane Barci, da lista da lei Magnitsky pelo governo Trump vem causando uma grave crise entre os bolsonaristas, com um atirando contra o outro.

É o caso dos bolsonaristas deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o blogueiro Allan dos Santos. Um xingando e o outro chamando para tomar considerações ao vivo.

Tudo pelas redes sociais, onde eles têm audiência, relata Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Allan dos Santos, que está refugiado nos EUA, não gostou de saber que Nikolas compartilhou em um grupo de WhatsApp com deputados do PL um tuíte em que o blogueiro analisava as supostas razões para Moraes ter saído da lista da Magnitsky.

“Motivos: 1) cagaram pro Eduardo. 2) A dosimetria celebrada pelos deputados derrubou a Magnitsky. Parabéns aos envolvidos”, escreveu Allan dos Santos, em referência ao projeto de lei, chamado “dosimetria”, que reduz as penas dos condenados do 8 de Janeiro e tira a esmagadora maioria deles da cadeia, aprovado pela Câmara dos Deputados nesta semana.

Segundo o relato, Nikolas achou injusto Allan responsabilizar os deputados pela decisão da Casa Branca de acabar com as sanções contra Moraes. Ao compartilhar o comentário de Allan no grupo de WhatsApp, o deputado mineiro escreveu aos colegas: “Agora a culpa é nossa”.

Allan não gostou da reação de Nikolas e questionou o parlamentar no X: “Por que enviar meu tuíte no grupo do WhatsApp dos deputados, Nikolas? Quer entrar ao vivo para discutir o assunto?”. O deputado de Minas respondeu: “Não, porque você é um bosta”.

Lula cobrou de Trump o fim da punição contra Moraes pela Lei Magnitsky. Segundo Lula, o norte-americano disse que ia retirar o nome do magistrado da lista e perguntou: “é bom para você?”.

Lula respondeu:

“Eu falei ‘não é bom para mim, é bom para o Brasil, é bom para democracia brasileira. Aqui você não está tratando de amigo para amigo, você está tratando de nação para nação. E a Suprema Corte, para nós, é uma coisa muito importante, Trump’”, contou o presidente em discurso na cerimônia de lançamento do SBT News, na sexta-feira (12).

Nesta sexta-feira (12) veio o anúncio oficial da Casa Branca retirando Moraes da lista.

O que causou uma hecatombe no meio bolsonarista, uma vez que os bolsonaristas grudaram servilmente no Trump como uma tábua de salvação para tirar Bolsonaro da cadeia.

Exemplo de que o bolsonarismo ficou desnorteado, foi a reação de Eduardo Bolsonaro após o ato da Casa Branca em relação a Moraes. Eduardo Bolsonaro empurrou a responsabilidade sobre o fracasso de sua iniciativa à “falta de coesão interna e o insuficiente apoio às iniciativas conduzidas no exterior”, admitindo que ficou isolado e sem parte do apoio da direita.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *