“Em infraestrutura, inteligência e ações integradas”, completa o senador Alessandro Vieira (MDB-SE)
O relator do PL Antifacção no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), afirmou que o foco de seu texto será “garantir investimentos maciços” em inteligência, infraestrutura e tecnologia.
“O foco é garantir os investimentos maciços em infraestrutura, inteligência e ações integradas. Construção e recuperação de presídios, equipamentos e treinamentos de inteligência, estruturação e financiamento de ações integradas em todos os estados, com ênfase nas fronteiras, portos e aeroportos”, declarou o senador.
O substitutivo do relator na Câmara, Guilherme Derrite (PP-SP), retirou parte do financiamento da Polícia Federal por meio de valores apreendidos em operações contra o crime organizado.
Alessandro Vieira propõe que, no lugar disso, seja criado um fundo do qual participarão a União e os Estados.
“Será um fundo ‘fechado’, com hipóteses de aplicação definidas em lei para evitar a captura corporativa e uso para remuneração”, declarou.
Marivaldo Pereira, secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, apontou que “qualquer fonte nova de recursos para segurança pública é super bem-vinda”. “Agora, nossa proposta é que seja suprimida a bagunça que o Derrite fez nos fundos federais”.
Segundo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o projeto será votado na próxima semana.











