A Ford anunciou, na última segunda-feira (9), que vai encerrar a marca brasileira Troller após meses de negociações com empresas interessadas na compra da marca. A fábrica da Troller emprega 470 trabalhadores no município de Horizonte (CE), que serão demitidos com o fechamento da planta e o fim da produção do jipe T4.
Segundo a Ford, só continuam à venda o complexo fabril composto pelo terreno de 120.142 m² com 21.736 m² de área construída, ativos como instalações, equipamentos e ferramentas, mas a marca e os produtos Troller serão encerrados.
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet) disse que recebeu com surpresa a notícia do diretor institucional da Ford no Brasil, Rogério Goldfarb.
“Fui pego de surpresa. De que adianta vender só o maquinário e o terreno, que, aliás, foi doado pelo Estado, se não será possível seguir fabricando o produto?”, declarou o secretário da Sedet, Maia Júnior.
Conforme Maia, quando a Ford anunciou que fecharia suas plantas no país, o estado monitorou as tratativas das negociações sobre a Troller, chegando a três possíveis compradores. No entanto, a empresa recuou das negociações alegando ordem da matriz
“Continuaremos firmes na busca de entendimentos para que a Ford reflita que esta posição tomada pela matriz é indesejada por nós. A marca Troller não é mundial, foi criada por cearenses! Esperamos que a Ford americana e a do Brasil não prejudiquem o desenvolvimento do Ceará e os trabalhadores cearenses”, ressaltou o secretário. A Sedet afirmou que “reserva a posição de manter a busca pela continuidade da fábrica para o desenvolvimento do município de Horizonte e a manutenção dos empregos.”
Criada em 1995 por empresários que desenvolveram o jipe T4, a Troller foi comprada pela Ford em 2007. Quando anunciou o fim da produção de veículos no País, em janeiro, a multinacional fechou as unidades de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) e disse que manteria a Troller em operação até o último trimestre do ano, período em que tentava vendê-la.
Foi criada por Cearenses, mas a partir do momento que venderam para a Ford em 2006 a mesma faz o que quiser com a marca.
A Ford melhorou o Troller a cada ano, agora que acertou o carro em cheio, acham justo entregar o projeto para alguém continuar fabricando o que ela acertou a longo dos anos?
Sem contar que ela pode fabricar o jipe em uma de suas fábricas, o que não aconteceria em uma possível venda do projeto/marca…
Quem comprar a empresa que crie um carro do zero…