
O jornalista John Roberts, da Fox News, disse que “ele [Eduardo] falou sim, não uma, mas duas vezes, com a emissora”
A rede de TV norte-americana Fox News noticiou na sexta-feira (13) que Jair Bolsonaro estava positivo para o coronavírus. Ao dar a notícia, a Fox creditou a informação ao filho do presidente, Eduardo Bolsonaro. “Eduardo, filho do presidente, disse à Fox News que eles estão fazendo mais testes para confirmar o diagnóstico, acrescentando que eles esperam o segundo resultado dos testes mais tarde”, dizia o texto publicado no portal da emissora.
Depois, Eduardo negou ter dado a informação à Fox e criticou no Twitter a mídia por “mentiras e desinformação” e disse que os exames do grupo que foi aos EUA com Bolsonaro não estavam completos. Mais tarde Jair Bolsonaro usou as redes sociais para dizer que seu exame estava negativo.
A Fox News não gostou do desmentido de Eduardo e reagiu. Ela confirmou que a informação do exame positivo de Bolsonaro tinha sido dada por seu filho.
O jornalista John Roberts, da Fox News, diz que “ele falou sim, não uma, mas duas vezes, com a emissora”. “Depois de contar à Fox que seu pai fez um teste POSITIVO preliminar para coronavírus, Eduardo Bolsonaro agora conta que o teste foi negativo. Bolsonaro diz que entrou em contato com a Casa Branca”, esclareceu o jornalista.
No Twitter, o editor que assina o texto, Chris Irvine, foi mais direto. “Mais cedo, Eduardo Bolsonaro confirmou relatos de que seu pai havia sido testado positivo para o coronavírus para a Fox News e disse que eles estavam esperando por mais testes. Ele posteriormente apareceu na Fox News e alegou que o pai testou negativo para o vírus.”
A Fox divulgou o diálogo via WhatsApp com uma pessoa de nome Alex Phares, que se apresentou como porta-voz de Eduardo. “O primeiro teste voltou positivo, certo? então estão fazendo mais testes agora”, questionou o jornalista. “Sim e sim, estão fazendo um teste adicional”, diz a mensagem de Alex.
De acordo com o JN, da Rede Globo, que teve acesso às mensagens em inglês, a Fox confirmou o conteúdo delas. Segundo fontes da emissora, depois da troca de mensagens com o assessor, um funcionário da televisão falou por telefone com Eduardo Bolsonaro, que confirmou a informação.
O diálogo completo entre o jornalista da Fox e o porta-voz de Eduardo foi também divulgado pela emissora. Era discutido também o horário de uma possível entrevista do deputado com a emissora. “Eduardo está pronto para uma entrevista por Skype. Que hora vocês tem em mente?”, escreve Alex.
“Checando um segundo”, responde o jornalista. O porta-voz responde que entre 11h30 e 12h30 seria um bom horário. “É melhor (se possível) porque é quando eles esperam que os resultados saiam”, diz o porta-voz. É durante este diálogo que o porta-voz escreve para o jornalista da Fox que o teste de Jair Bolsonaro tinha dado positivo.
Eduardo Bolsonaro afirmou em seu twitter que a Fox News errou mas ele atacou a mídia brasileira, dizendo que “muita gente quer que eu brigue com a Fox”. “Não farei isso porque conheço a conduta da emissora”, garantiu ele. A Fox News é considerada uma emissora “amigável” ao presidente Donald Trump, que faz da emissora o canal oficial para entrevistas exclusivas. Quando esteve em Washington em março de 2019, o presidente Jair Bolsonaro concedeu uma exclusiva à Fox News.
Ou seja, apesar da Fox ter comprado a briga e mantido a informação do exame positivo de Bolsonaro, Eduardo, que, como o pai, é serviçal do Trump, não quer brigar com a emissora do chefe. Ele criticou sites brasileiros que divulgaram a informação, mas elogiou a Fox News que deu a notícia.
O fato é que neste imbróglio, duas questões estão sem explicação. A Fox confirmou que recebeu essa informação de Alex Phares, que disse estar falando em nome do deputado. Além disso, a Fox reafirmou que falou por telefone com Eduardo e que ele confirmou a informação. Então, ou a Fox está mentindo e Eduardo deveria processá-la – mas ele disse que não vai fazer nada porque conhece “a conduta da emissora” – ou é ele que está mentindo.
E a outra questão, por que Bolsonaro terá que fazer novo exame e ficar em quarentena se o exame foi negativo? Os outros integrantes da comitiva que tiveram resultado negativo, inclusive o próprio Eduardo, não precisarão repetir os exames. Por que Bolsonaro terá que repetir? Essas são perguntas que estão sem resposta. Se fosse negativo era simples. Divulgava-se logo, como foi feito com os outros, e ninguém precisaria repetir exame nenhum.