
A candidata à Presidência, Simone Tebet, da coligação MDB, PSDB, Cidadania e Podemos, condenou a política ambiental do governo Bolsonaro.
“A Amazônia está sendo queimada à luz do dia”, escreveu Simone no Twitter.
“Na semana em que comemoramos o Dia da Amazônia, e no Dia da nossa Independência, foram registrados mais de 18 mil focos de incêndio na nossa Floresta em uma semana, totalizando 64 mil apenas neste ano. A Amazônia está sendo queimada à luz do dia”, disse.
“Isto é fruto da fraca política ambiental do nosso país e ausência de órgãos fiscalizadores no local. Não podemos aceitar! Para sermos um país verdadeiramente independente, precisamos salvar e preservar a Amazônia, o maior patrimônio brasileiro”, completou.
Imagens de satélite capturadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostraram que as queimadas no Pará nos quatro primeiros dias de setembro deste ano já superaram o mês de setembro de 2021 inteiro. No ano passado, foram 3.828 focos de queimadas no mês. Até domingo (04), os satélites registraram 4.889 pontos de fogo na floresta.
Nos quatro primeiros dias de setembro, a parte brasileira da Amazônia registrou 12.133 queimadas, superando os 70% ocorridos no mesmo mês do ano passado. De janeiro até o último domingo (4), a Amazônia teve 58 mil focos, índice que representa 20% a mais do que o registrado no mesmo período de 2021.
Além disso, os órgãos de fiscalização foram desmontados desde que Bolsonaro chegou à Presidência da República. Para começar, nomeou para ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que só fez depredar o Ibama e fragilizar aos órgãos de controle do meio ambiente. Saiu do Ministério após o escândalo em que protegeu madeireiros criminosos
Relacionadas: