O presidente do Cidadania23, Roberto Freire, advertiu que, em poucos meses de mandato, Bolsonaro demonstrou que tem enorme desprezo pela Constituição Federal. “O que deveria ser o livro de cabeceira de todo homem público, ele já mostrou que ignora. Faz tudo o que ela determina que não se deve fazer”, afirmou.
Em entrevista ao HP, ele defendeu que as oposições “precisam se articular melhor” e fazer frente a essa situação no Congresso Nacional, para frear “essa sucessão de medidas irracionais por meio de decretos legislativos e outros instrumentos políticos”.
Roberto Freire avaliou que os ataques de Bolsonaro ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, evidenciam seu despreparo para o exercício da função.
Após divulgar nota com severas críticas aos insultos do presidente à memória de Fernando Santa Cruz, pai de Felipe, que foi assassinado pela ditadura em 1974, Freire disse que Bolsonaro “sempre se caracterizou como uma pessoa sem maior controle emocional”.
O presidente do Cidadania, que já exerceu mandato na Câmara dos Deputados ao mesmo tempo que o atual ocupante do Palácio do Planalto, lembra que a passagem dele pelo legislativo é reveladora de uma personalidade descontrolada.
“Era incontinência verbal e destempero o tempo todo. Quem imaginava que ele poderia mudar na Presidência, está vendo que isso não é factível”, observou o ex-deputado federal e ex-ministro da Cultura.
Roberto Freire destacou que, no exercício da presidência, Bolsonaro “não fala de nenhum assunto importante para o país, não trata das questões relevantes, o que está acontecendo”. “Está sempre buscando uma agressão, uma forma de confrontar as pessoas”, acrescentou.
WALTER FÉLIX
Relacionadas: