
Quatro apoiadores do deputado federal Marcelo Freixo (PSB), candidato ao governo do Rio de Janeiro, foram espancados durante um ato no município de Campos dos Goytacazes na noite de sexta-feira (27).
As informações foram divulgadas pela própria campanha de Freixo, que lamentou a “escalada de ódio”, em nota divulgada à imprensa.
Segundo a nota, a violência contra os apoiadores ocorreu quando eles se preparavam para uma ação com um boneco em forma de fantasma, fazendo referência ao escândalo de cargos fantasmas na Ceperj.
Quando eles estacionaram o carro, em frente a casa de eventos, onde o governador Cláudio Castro estava presente, para participar do lançamento oficial da candidatura do deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL), os apoiadores de freixo foram cercados por sete homens armados, que iniciaram agressões verbais e físicas.
“Um dos integrantes foi arrastado para trás de uma carro e espancado. Ele foi levado para o Hospital Regional de Campos, Ferreira Machado, e vai ser submetido a uma cirurgia no maxilar. Os outros três conseguiram fugir do cerco”, afirmou a campanha de Freixo em nota.
O estado de saúde do apoiador, que foi internado em um hospital do Rio, não foi divulgado.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que nenhuma ocorrência sobre o assunto foi registrada até o momento, mas disse que o caso está em apuração.
Nas redes sociais, o candidato ao senado pelo Rio de Janeiro, Alessandro Molon (PSB), lamentou as agressões. “Nada nos impedirá de continuar fazendo uma campanha eleitoral democrática e seguindo os valores da paz e da pluralidade de ideias”, disse.
Leia a íntegra da nota:
“Em mais um lamentável episódio de violência política, integrantes da campanha de Marcelo Freixo (PSB) a governador do Rio de Janeiro foram espancados no município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. No início da noite desta sexta-feira, uma equipe de quatro pessoas estava se preparando para iniciar uma ação com o boneco em forma de fantasma, em referência ao escândalo dos fantasmas do Ceperj, quando foram abordados por cerca de sete homens armados.
Um dos integrantes foi arrastado para trás de um carro e espancado. Ele foi levado para o Hospital Regional de Campos, Ferreira Machado, e vai ser submetido a uma cirurgia no maxilar. Os outros três conseguiram fugir do cerco. As agressões começaram depois que eles estacionaram o carro em frente ao Multiplace. Em poucos minutos, a equipe foi alvo de provocações que logo evoluíram para agressão física.
A campanha retirou de Campos as quatro vítimas ainda na noite desta sexta, após o integrante agredido ser socorrido no hospital. Ele será operado no Rio de Janeiro. A campanha de Marcelo Freixo condena todo tipo de violência e lamenta que a escalada de ódio tente intimidar manifestações políticas pacíficas e democráticas.”