O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) reafirmou que sempre estará “aberto ao diálogo para construir alianças para derrotar o bolsonarismo”.
A resposta do deputado veio em referência à recente mobilização de artistas e intelectuais, com abaixo-assinado para que reconsidere e seja candidato.
Freixo já teve uma sinalização positiva à sua proposta de unidade ampla vinda do PSB.
“Se tem alguém que não é obstáculo para unir as forças progressistas no Rio, somos nós, do PSB, o único partido do nosso campo que aceitou abrir mão de candidato próprio para construir essa unidade”, afirmou o deputado federal Alessandro Molon, líder da bancada do PSB na Câmara.
“Queremos chapa única que tenha mais chances de vencer o segundo turno, para derrotar o atraso”, enfatizou Molon.
O PCdoB também apóia a proposta e aponta que não será problema na articulação de uma frente ampla no Rio de Janeiro.
Freixo agradeceu o movimento dos artistas pedindo que se torne candidato. “Agradeço o abaixo-assinado feito pela sociedade civil pedindo que eu recuasse da minha decisão de não concorrer à prefeitura”, escreveu Freixo no Twitter.
O abaixo-assinado circulou com assinaturas, entre outros, de Caetano Veloso, Malu Mader, João Vicente de Castro, Marina Lima, Aline Moraes. Ver Abaixo-assinado de artistas pede que Freixo reconsidere e se candidate a prefeito
No Twitter, Marcelo Freixo lembrou que a candidata do partido no momento é a jornalista e deputada estadual Renata Souza.
“Nós trabalhamos juntos por 10 anos na Assembleia Legislativa. Ela foi a nossa candidata a deputada estadual em 2018. E após minha ida para o Congresso, fizemos juntos a transição para que ela assumisse a a Comissão de DH [Direitos Humanos]”, frisou o parlamentar.
Contudo, uma ampla aliança em torno do seu nome não seria obstáculo e levaria, provavelmente, o partido e a deputada Renata Souza a rediscutirem o assunto.