Um vídeo publicado nas redes sociais mostra um apoiador do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), lambendo o cano de uma escopeta e apoiando a sua reeleição no próximo domingo (2). A cena com o símbolo fálico (digna de análise de psicanalistas), incentiva uma escalada da violência dos bolsonaristas diante da evidente derrota nas eleições.
Nas imagens é possível ver o idoso, identificado como José Sabatini, livremente pelas ruas de São Paulo com o porte da arma. Além disso, ele incita ataques ao Estado Democrático de Direito, ao Congresso e ao Supremo.
“Estamos na luta aí, Bolsonaro. Vou mandar um recado para você. Recado não, é uma ordem que eu estou te dando: quando você colocar a faixa de vencedor das eleições você vai dar um golpe no Congresso e no Supremo”, diz o idoso caminhando nas ruas após lamber a escopeta dentro do carro.
Sabatini é empresário da cidade de Artur Nogueira, no interior de São Paulo. No ano passado, a polícia apreendeu um revólver e uma espingarda calibre 12, após ameaças gravadas também em vídeo contra o ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na época, José Sabatini mira em alvos colocados em uma trave de futebol, atira na direção deles e frisa que Lula enfrentaria “problema”. Na mesma gravação, ele ainda insulta o petista de expressões como “filho da p***” e “vagabundo”. Por outro lado, apesar do armamento ser registrado oficialmente, as autoridades apuraram uma sequência de boletins de ocorrência contra o empresário.
Por causa disso, uma audiência de conciliação chegou a ser agendada no mês passado entre os envolvidos para solucionar o caso. No ato, os representantes de Lula pediram o pagamento de R$ 50 mil correspondentes a danos morais e justificaram que essa atitude geraria um efeito pedagógico.