Atual presidente segue como campeão de rejeição e perde para Lula, Ciro e Simone no segundo turno
Pesquisa da FSB Comunicação, encomendada pelo banco BTG Pactual, divulgada nesta 2ª feira (5), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente com 42% das intenções de voto nas eleições presidenciais de outubro, um a menos, em relação ao último levantamento. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, caiu dois pontos e ficou com 34%.
Ciro Gomes (PDT) caiu um ponto, ficando com 8%. Simone Tebet (MDB) subiu dois pontos, chegando a 6%. Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU): 1% e Soraya Thronicke (União Brasil) ficaram com 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram.
Bolsonaro segue como campeão de rejeição: 55% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum. A menor rejeição é de Pablo Marçal, com 31%. Em seguida, estão Vera Lúcia, com 35%, e Felipe D’Ávila e Simone Tebet, com 36% cada. Ciro Gomes tem uma rejeição maior que a de Lula, marcando 49%.
Na simulação de um 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente venceria com 53% dos votos e Bolsonaro ficaria com 40%. Bolsonaro perde também para Ciro (49% x 39%) e para Simone (46% x 40%).
A pesquisa mostra, ainda, que 46% (+1 ponto percentual) consideram o governo Bolsonaro como “ruim/péssimo. 33% avaliaram o governo Bolsonaro como “ótimo/bom” (ante 34% da pesquisa anterior). Outros 19% (-1 ponto percentual) disseram considerar a gestão atual “regular”.
Segundo a pesquisa, Bolsonaro caiu entre os beneficiários do Auxílio Brasil. Tinha 24% na pesquisa passada e, agora, tem 23%. O levantamento realizou 2.000 entrevistas por telefone de 2 a 4 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.