Funcionários da Avianca param na sexta por pagamento de salários atrasados

DIvulgação

Os pilotos e comissários da Avianca decidiram entrar em greve a partir da próxima sexta-feira (17), nos aeroportos Santos Dumont, no Rio, e Congonhas, em São Paulo, por prazo indeterminado.

A decisão foi tomada em assembleia da categoria na segunda-feira (13), no Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Os tripulantes reivindicam o pagamento de salários atrasados, pagamento de diárias, vale alimentação, férias atrasadas e depósitos de FGTS.

Segundo o sindicato, a paralisação também foi decidida pelo clima de incerteza na empresa, que tem gerado crescente insegurança para pilotos e comissários. De acordo com o comunicado do sindicato, a atual situação “pode afetar a segurança de voo”.

O sindicato informou que a decisão foi tomada como medida extrema e como último recurso para o atendimento das reivindicações e para garantir a segurança para todos, “já que é responsabilidade dos tripulantes o transporte de vidas em segurança”.

“Destacamos que nesta segunda-feira a Avianca iniciou um processo de redução de força de trabalho de seus tripulantes, com a convocação para demissão de centenas de pilotos e comissários”, afirmou a entidade.

“O clima de incerteza na companhia vem se intensificando diante da recuperação judicial e a situação para pilotos e comissários tornou-se insustentável”, afirma o SNA.

Em grave situação financeira, a Avianca Brasil está em recuperação judicial desde dezembro, com dívidas de cerca de 3 bilhões de reais.       

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *