“Quando o Brasil vê crescimento do PIB, investimentos, renda e consumo, a Faria Lima se assanha porque quer que o BC aumente mais os juros”, denunciou a deputada
A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, criticou, nesta quarta-feira (4) em suas rede sociais (Bluesky), o assanhamento do mercado financeiro em querer elevar os juros após o crescimento de 1,4% do PIB no segundo trimestre do ano.
De fato, a deputada tem toda a razão. Um crescimento pequeno como este, diante dos problemas graves do Brasil, não pode ser pretexto para subir juros, como querem os financistas.
Ela cobrou mais rigor técnico do “mercado” e dos diretores do BC na análise da economia. “Quando o Brasil vê crescimento do PIB, investimentos, renda e consumo, a Faria Lima se assanha porque quer que o BC aumente mais os juros”, denunciou a deputada. “Que análise ‘técnica’ é essa que ignora fundamentos sólidos da economia para alimentar a especulação?”, questionou Gleisi Hoffmann.
A parlamentar chamou de ganância de lucro fácil o que eles estão fazendo. “Sabotam o país e quem trabalha para fazê-lo crescer”, denunciou. “No acúmulo, até julho de 2024, a inflação foi de 2,87%, a menor desde 1998. Essa política poderia ser mais ousada, não fosse a estratosférica taxa básica de juros, que não se justifica e drena do orçamento público quase 700 bilhões por ano”, prosseguiu Gleisi. “Não é gastança, é estratégia de desenvolvimento”, disse ela sobre os investimentos.
“O PIB de 2024 vai crescer mais que de 2023. Se acertarmos a política monetária e a Faria Lima parar de atacar a política fiscal, 2025 será ainda melhor. Esse é o compromisso do governo Lula, que foi eleito para governar para o povo”, disse a deputada.
Mais grave ainda é que a tendência apontada por analistas é de desaceleração no segundo semestre. Se aumentar os juros, essa desaceleração será ainda maior.
Leia mais