A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), usou suas redes sociais nesta quinta-feira (25) para ironizar a decisão do governo norte-americano de proibir o TikTok no país. “Imagina a gritaria ‘contra a censura’ se fosse na China, em Cuba, na Venezuela”, afirmou a parlamentar.
Tanto o ‘democrata’ Joe Biden quanto o republicano Donald Trump defenderam a censura ao TikTok e a proposta foi aprovada pelo congresso americano.
Eles alegaram como pretexto para a censura uma suposta ameaça à segurança nacional americana pelo uso da plataforma chinesa. Na verdade, o motivo é outro. Perdendo a corrida tecnológica para a China, os EUA tentam de todas as formas impedir o avanço das empresas chinesas.
Com essa decisão, o governo americano passa por cima dos direitos de mais de 170 milhões de americanos adeptos da plataforma para beneficiar suas empresas ultrapassadas.
A decisão do congresso americano, com apoio da Casa Branca, obriga a empresa chinesa ByteDance a vender o TikTok para empresas dos Estados Unidos num prazo de um ano. A máscara surrada do ‘liberalismo’ e do livre mercado americano caiu por terra com a decisão.
Pela decisão dos americanos, caso a rede social chinesa não passe a ser comandada por uma empresa norte-americana, ela será proibida de funcionar no país. O TikTok disse que irá contestar a decisão na Justiça.