Bismark Fugazza, um dos sócios do canal ‘Hipócritas’, no YouTube, foi preso nesta sexta-feira (17). A informação foi confirmada pela PF
Por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Bismark Fugazza, do canal ‘Hipócritas’, no YouTube, foi preso no Paraguai nesta sexta-feira (17).
Ele foi entregue pela polícia paraguaia às autoridades brasileiras na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao país vizinho.
De lá, foi levado em veículo descaracterizado à PF (Polícia Federal). A informação foi confirmada pela PF.
A prisão de Fugazza foi solicitada por Moraes, em dezembro de 2022, por ataques à democracia.
Ele, agora, vai ser ouvido na Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional.
ASILO POLÍTICO
Segundo apuração da RPC (Rede Paranaense de Comunicação), Fugazza dividia apartamento no Paraguai com Oswaldo Eustáquio, outro bolsonarista que teve prisão decretada por Moraes.
A extradição de Eustáquio também foi solicitada, mas ele apresentou documento, alegando ter asilo político no país vizinho.
Em julho de 2022, ele e os demais donos do canal ‘Hipócritas’ foram indiciados por racismo pela Polícia Civil de Santa Catarina. O indiciamento foi motivado por vídeo publicado no canal em 2021, no qual dois dos apresentadores fazem analogia entre pessoas não vacinadas contra a covid-19 e os judeus, vítimas de genocídio na 2ª Guerra Mundial.
CARTA GOLPISTA
Fugazza foi o responsável por ler uma carta golpista na Câmara dos Deputados, em dezembro do ano passado.
Na época, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram a Câmara e leram carta-manifesto exigindo que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), determinasse a abertura de processo de impeachment contra ministros STF.
Os bolsonaristas também exigiram a anulação das eleições.
O humorista estava no país desde o fim de 2022 quando o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão dele.
Fugazza é acusado de ter promovido atos golpistas contra a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).