
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), criticou o acordo do governo federal para permitir aos EUA explorarem a Base de Alcântara.
Bolsonaro está nos Estados Unidos para assinar um acordo permitindo que os norte-americanos lancem satélites, foguetes e mísseis a partir da base espacial brasileira.
“É normal que haja Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (ACT), em razão da proteção jurídica à propriedade intelectual. Contudo, o acordo não pode ser abusivo e conter cláusulas que violem a soberania nacional. Também não concordo com nenhuma ampliação de área da Base ou com remoção de mais pessoas”, afirmou o governador.
Flávio Dino condenou o uso exclusivo da base pelos Estados Unidos. “A exploração comercial não pode ser monopólio de um país, ou seja, a Base deve estar à disposição de todos os países que queiram usar e tenham condições para tanto. É vital a meu entender que se criem as condições para a retomada do Programa Espacial Brasileiro”, enfatizou.
O governo Bolsonaro não divulgou o conteúdo do acordo. Um acordo foi barrado no final do governo Fernando Henrique Cardoso por decisão do Congresso Nacional, após pressão feita pela sociedade e, particularmente, por setores militares que consideraram que o mesmo representava uma afronta à soberania nacional. Ver Bolsonaro quer bajular Trump entregando a Base de Alcântara
Pelo acordo, o Brasil não poderia utilizar os recursos obtidos com o aluguel da base para investimentos em seu programa espacial e cederia áreas de Alcântara para uso exclusivo dos EUA sem permitir nenhum acesso de brasileiros. Não haveria nenhuma transferência de tecnologia para o Brasil.
“Alcântara já suportou muitos ônus com o projeto. É hora dos bônus, ou seja, caso se consume a exploração comercial é essencial que haja contrapartidas sociais em favor da cidade e da região”, defendeu o governador em entrevista à Revista Fórum, no blog do George Marques, e reproduzida pelo Vermelho.
Somos compradores em potencial nos EUA… os Brasileiros estão em segundo lugar em relação a estrangeiros que mais possuem imóveis em Miami, por exemplo…em gastos estamos em primeiro lugar e isso acontece há anos… pq nós temos que peregrinar para tirar um visto????… e agora com esta liberação geral não sobrou nada para nós? Vamos continuar tendo que se humilhar para entrarmos nos EUA.
Uma vergonha!!!!
E o exército brasileiro vai bater continência para o EUA também? Vergonhoso o silêncio, já que a função do exército é defender a soberania nacional (no momento que os americanos têm livre acesso ao Brasil e os Brasileiros não têm o mesmo tratamento lá, ao contrário, é considerado mal intencionado pelo presidente é sua prole e apoiadores).
É lamentável essa situação que estamos vivendo no nosso País, um Presidente que não sabe nem se comportar na presença de Grandes Autoridades, está entregando nosso País de bandeja pra os Estados Unidos. Se na Época de Fernando Henrique foi barrado porque agora? Não impedimos que este Louco faça isso? Amazônia não é mais nossa, a Petrobras está praticamente vendida, o pré-sal nas mãos dos estrangeiros, o quê falta agora??
Perfeito idiota. Seria isso Brasil acima de tudo?