O ex-secretário de Educação da Bahia, Adeum Sauer, faleceu na noite de sábado (18), em um acidente de carro próximo a Canavieiras, no interior da Bahia.
Adeum Sauer tinha 69 anos e era irmão de Ildo Sauer, um dos maiores especialistas em energia do país, e diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo.
Adeum, que tinha formação em Filosofia, Direito e Sociologia, comandou a Secretaria de Educação da Bahia no governo de Jaques Wagner, de 2007 a 2009, foi secretário de Educação de Itabuna por duas vezes e servidor da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira).
Atualmente era professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus. Ele também foi membro do Conselho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, e era membro da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE).
O governador da Bahia, Rui Costa, lamentou a morte de Adeum. “Recebi há pouco, com muita tristeza, a notícia do falecimento do professor Adeum Sauer. Sua trajetória foi marcada pelo empenho em transformar a vida de baianos e baianas pela educação. Que Deus conforte seus familiares e amigos neste momento de dor”, disse o governador em suas redes sociais.
O ex-governador Jaques Wagner também lamentou a morte de Adeum: “triste com a partida trágica e inesperada do professor Adeum Sauer, docente titular da UESC e secretário estadual de Educação no meu primeiro governo. Fatinha (a ex-primeira-dama Fátima Mendonça) e eu nos solidarizamos com os familiares, amigos, alunos e ex-alunos. Que Deus conforte o coração de todos e todas”, afirmou Jaques Wagner no Twitter.
“Que Deus o acolha e dê conforto à família. A perda do companheiro Adeum Sauer deixa um grande luto na Educação da Bahia e do Brasil”, afirmou o presidente do diretório estadual do PT na Bahia, Éden Valadares.
“É uma tristeza muito grande receber esta notícia e no dia em que marca o centenário de Paulo Freire. O professor Adeum teve uma vida dedicada à educação. Um gaúcho que escolheu a Bahia para viver. Ele deixa um legado e seu exemplo de trabalho e dedicação pela educação pública e de qualidade. Nossos profundos sentimentos à família e a todos que com ele tiveram a oportunidade de conviver”, escreveu o atual secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em nota de pesar da pasta.
A nota da secretaria afirma ainda que “durante a gestão do professor Adeum, na SEC, foram implantados projetos que dinamizaram o ambiente escolar e promoveram o protagonismo estudantil, a exemplo do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE); do Artes Visuais Estudantis (AVE); e do Tempos de Arte Literária (TAL). Outra marca foi o Programa Todos pela Alfabetização (TOPA), que culminou com mais de 1,5 milhões de pessoas alfabetizadas na Bahia, além de projetos ambientais, voltados à valorização das culturas afro-brasileira e indígena, e da Educação Profissional e Tecnológica”.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, classificou a morte de Adeum Sauer, como uma “lastimável perda para a educação”.
“Nesse momento de dor, quero hipotecar minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e ex-alunos do professor Adeum Sauer. Homem de notório saber, uma lastimável perda para a educação. Que Deus em sua misericórdia, o receba em luz”, afirmou.