Ele destacou também que Bolsonaro está desmontando a Petrobrás. “A cada passo que dá é para destruir a imagem, o crescimento e o investimento da empresa, com vistas à sua privatização”, afirma o ex-presidente
O ex-presidente Lula afirmou nesta quinta-feira (23), em entrevista à Rádio Difusora, de Manaus (AM), que o governo de Jair Bolsonaro tem o objetivo de destruir a floresta amazônica e a Zona Franca de Manaus, causando um grande mal à população da região Norte do país.
“Desde a posse que este governo trabalha para estimular o desmatamento, o garimpo ilegal e a pesca predatória nas terras indígenas. Isto é uma demonstração que esse cidadão não conhece o Brasil, não tem responsabilidade com o país e não sabe da importância da manutenção da floresta para o planeta terra e não sabe a importância da Zona Franca de Manaus para a sobrevivência do povo desse estado”, denunciou Lula.
Lula destacou que esse comportamento só mostra que Bolsonaro “não conhece o país e só sabe fazer bobagem, andar de jet ski, andar de motocicleta, ou seja, ele não tem um comportamento adequado para um presidente da República, que deveria ter responsabilidade. Ele deveria ter visitado o Vale do Javari, deveria ter conversado com os índios da região. Isso não faz parte do comportamento dele.” “Por isso”, prosseguiu o ex-presidente, “as declarações de Bruno Pereira, sobre a perseguição da Funai aos servidores, era apenas a constatação do abandono que a Funai está relegada.”
Assista a entrevista na íntegra
Lula criticou também a ideia do governo Jair Bolsonaro (PL) de fazer uma CPI para investigar a Petrobrás por causa dos preços dos combustíveis. Ele disse que “isso é, na realidade, uma tentativa de transferir para a companhia a culpa pelo fato de a gasolina, o diesel e o gás de cozinha estarem muito caros, afetando o bolso dos brasileiros”. Lula destacou que a responsabilidade pelos preços dos combustíveis é do governo.
Ele voltou a dizer que faltam coragem e vontade política ao governo para mudar a política de preços, que passou a ser dolarizada no país a partir de 2016. “Bolsonaro não tem coragem, ele tem medo dos acionistas; tem medo, quem sabe, do Guedes. Ele não quer mexer. Jogou a culpa nos governadores. E agora quer fazer CPI para jogar a culpa na Petrobrás. A culpa é do governo e somente do governo. A gente não tem governo porque Bolsonaro não governa, ele não vai ao Palácio [do Planalto] para trabalhar, ele não trabalha, ele só faz fake news”.
Lula denunciou o processo de desmonte que o governo Bolsonaro está fazendo na Petrobrás. Segundo ele, “a cada passo, [pretendem] destruir a imagem, o crescimento e o investimento da empresa”. “Eles privatizaram os gasodutos que nós tínhamos feito. Eles já privatizaram a BR, com argumento para a população de que, se tivesse muitas empresas vendendo gasolina, ela seria mais barata. Hoje temos 392 importando, vendendo a preço estrangeiro, quando é retirada do nosso solo e do fundo do mar em reais”, observou.
O ex-presidente disse, também, que, em vez de CPI da Petrobrás, deveria haver uma CPI sobre Bolsonaro e o governo. “Deveria fazer uma CPI sobre o Bolsonaro, sobre o governo, sobre as mentiras do governo, sobre as mazelas da vacina, sobre as mazelas do comportamento dos filhos dele”, destacou o ex-presidente, que lidera as pesquisas de opinião.