
Amplo ato político e social lançou Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco, ao Senado Federal. Ato teve como base manifesto, que conta com mais de mil assinaturas, a favor do nome da presidente nacional do PCdoB para o Senado da República. Encabeça a chapa majoritária o deputado federal e pré-candidato a governador, Danilo Cabral (PSB), com apoio do PT
A vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos (PCdoB), teve formalizada, nesta segunda-feira (18), a pré-candidatura ao Senado Federal.
Na presença de representantes dos setores da cultura, da educação, da intelectualidade e dos movimentos sociais, além de parlamentares e gestores, o ato teve como base manifesto, que conta com mais de 1.000 assinaturas, a favor do nome da presidente do PCdoB.
Ver Movimento amplo lança pré-candidatura de Luciana Santos ao Senado em Pernambuco
Luciana coloca seu nome à disposição para compor a chapa majoritária encabeçada pelo deputado federal e pré-candidato a governador, Danilo Cabral (PSB), com apoio do PT.

O discurso de Luciana foi repleto de críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Nós vivemos num ambiente onde paira o obscurantismo, uma política de Estado do autoritarismo. Esse é o caráter desse governo”, disparou.
Também foi enaltecida as gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Paulo Câmara (PSB), pontificando que o chefe do Executivo estadual vem “lutando para deixar Pernambuco de pé”.
O manifesto é intitulado “Ousadia, alegria e esperança: manifesto por Luciana Santos no Senado”.
FRENTE POPULAR
“Em Pernambuco é preciso ter a Frente Popular com a cara do nosso tempo. Que é a cara da retomada, é a cara do novo país, que é a cara da esperança, que é ter Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República e para isso tem que ter uma chapa que tenha nitidez, que tenha essa identidade”, declarou a dirigente comunista.
“O PCdoB, com toda a modéstia que me cabe, nesse momento, nós construímos nesse tempo todo uma situação que é a seguinte: nós sempre tivemos lado”, afirmou.

Por fim, Luciana Santos encerrou o ato político afirmando que “o que virá é a Frente Popular de Pernambuco, com Luciana senadora, Fora Bolsonaro e Lula presidente”, sob a campanha do pré-candidato a governador pelo PSB.
OUTROS NOMES
Vale lembrar que o PT indicou na semana passada o nome do deputado federal Carlos Veras para ser o candidato a senador. Há expectativa de que a chapa completa possa ser apresentada até o fim de abril.
“É possível que não pensamos todos da mesma maneira, mas compreendemos, respeitamos e vamos caminhar de tal forma que a gente se encontre mais adiante”, declarou o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB), que é líder da bancada.
“Os postulantes têm suas legitimidades, mas entendemos que precisamos juntar as forças populares, progressistas e até mesmo aqueles que não tem tradição de lutar pela democracia, mas não querem o fascismo, nós temos que juntar todos eles para colocar o fim no governo Bolsonaro”, enfatizou.

“Mas, gostaríamos de ao olhar para a luta em curso no Brasil, encontrarmos a cara do povo nessa chapa. Não há uma face que pareça mais com o povo, do que a face de Luciana Santos”, completou o parlamentar.
ALIADOS NO PSB
O deputado estadual e presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa, marido de Luciana, Waldemar Borges (PSB), também defendeu o nome dela para a única vaga do Senado destinada a Pernambuco.
“Dentro dessa conjuntura, você dentro desse contexto é o melhor nome do ponto de vista político e do ponto de vista eleitoral para ajudar Lula a governar em Brasília”, afirmou.
FEDERAÇÃO
Nesta segunda-feira, PT, PCdoB e PV oficializaram o estatuto de formação da federação partidária, intitulada “Federação Brasil da Esperança”. A partir dessa consolidação, a federação terá a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), como a primeira presidente do grupo.

Luciana Santos vai ser a primeira-vice presidente e o segundo vice vai ser José Luís Penna (PV), com mandato de 1 ano, com rodízio entre os presidentes de cada um dos partidos, podendo haver recondução por decisão unânime.
Na composição da Assembleia Geral, cada partido terá de indicar no mínimo 30% de mulheres e no mínimo 20% respeitando o critério étnico-racial. A Comissão Executiva Nacional da Federação terá 18 membros.
Os presidentes de cada um dos partidos são membros natos da comissão e as outras 15 vagas seguirão a proporção dos votos obtidos na eleição para a Câmara de 2018.
PRESSUPOSTOS DA FEDERAÇÃO
“A FE Brasil surge desafiada por uma grande responsabilidade: atuar como força decisiva para libertar nosso País do desastroso governo da extrema da direita”, está consignado em nota divulgada à imprensa.
“Tendo em vista essa gigantesca tarefa, a Federação terá que, em torno da liderança da ex-presidente Lula, agregar, reunir e mobilizar amplas forças políticas, sociais, econômicas e culturais para que o povo e a democracia sejam vitoriosos nas eleições de outubro”, afirmam os partidos, ainda por meio de nota.

O QUE SÃO AS FEDERAÇÕES PARTIDÁRIAS
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, em 16 de dezembro, as resoluções sobre a escolha e registro de candidaturas para as eleições de 2022. Dentro das regras estão as chamadas federações partidárias, que após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), em 9 de fevereiro, foram declaradas constitucionais.
A medida foi promulgada pelo Congresso Nacional em setembro, na Reforma Eleitoral. Essa permite que dois ou mais partidos atuem de forma unificada durante as eleições e na legislatura, devendo permanecer com a união por no mínimo 4 anos.
Para serem registradas conjuntamente pela Justiça Eleitoral, as legendas devem antes constituir associação que deve ser registrada em cartório de registro civil de pessoas jurídicas, com aprovação absoluta de seus órgãos regulatórios.
A união das siglas será celebrada por prazo indeterminado, com cada uma conservando nome, número, filiados e o acesso ao fundo partidário ou eleitoral.
Se um partido deixar a federação, não poderá ingressar em outra e também não poderá fazer coligação nas duas eleições seguintes. Ainda irá ficar proibido de utilizar o fundo partidário até a data prevista para o fim da federação.
A exceção à regra ocorre apenas caso os partidos da federação se fundam ou porque uma das legendas irá incorporar as demais.
Leia a íntegra do manifesto de apoio a Luciana:
Ousadia, alegria e esperança: Manifesto por Luciana Santos no Senado
O caminho para devolver a alegria e a esperança a nossa gente está diante de nós. Precisamos de frente ampla democrática e de unidade popular para reconstruir o Brasil e garantir que Pernambuco esteja na vanguarda do novo ciclo que se abrirá com a volta de Lula à Presidência do Brasil. Esta mensagem precisa chegar ao nosso povo e conquistar seu coração.
Nós, abaixo-assinados, nos movimentos populares, na ciência, cultura, educação e política de Pernambuco –, consideramos ser imprescindível às forças populares e progressistas ter como candidata ao Senado uma mulher negra, testada e aprovada na luta social, na administração pública e na articulação política, a primeira vice-governadora de Pernambuco, nossa querida Luciana Santos.
Luciana é mulher de ação política e pensamento avançado, antenada com a agenda de reconstrução nacional, de retomada dos direitos do povo, da classe trabalhadora, da população negra, das mulheres, da juventude, da preservação do meio-ambiente, da luta por uma sociedade humanizada e de empatia.
Luciana tem uma imagem pública completamente associada à maior liderança do povo brasileiro, o Presidente Lula da Silva, desde suas passagens na UNE – União Nacional dos Estudantes, na ALEEPE, Prefeitura de Olinda, Câmara dos Deputados, na luta contra o impeachment e contra a monstruosa e injusta perseguição ao Presidente Lula.
Esta identificação entre Luciana e Lula precisa, ao nosso ver, se expressar eleitoralmente com Luciana Santos no Senado, para garantir a vitória da Frente Popular de Pernambuco, encabeçada pelo Deputado Danilo Cabral.
Se junte a nós. Assine este convite-manifesto e venha com suas ideias nos dar um abraço, na próxima segunda-feira, dia 18, a partir das 17h30 na Di Branco Recepções (Rua do Apolo, 199, Recife).
Ousadia, Alegria e Esperança, por Pernambuco e pelo Brasil.
• Abraham Sicsú, Cientista, ex-Presidente da FACEPE
• Albanise Pires Ferreira de Azevedo, Analista de Gestão Pública do MPF
• Alcidesia Barbosa de Oliveira Medeiros, Conselheira de Farmácia de Pernambuco
• Alessandro Leite Guimarães, Policial Penal
• Alexandre Gusmão, Professor de Engenheira Civil da Poli-UPE
• Alfredo Gomes, Reitor da UFPE
• Amaro Filho, Documentarista/Radialista
• Amélia Couto Córdula, Artista visual
• Anderson Gomes, Cientista, Prof da UFPE, ex-Secretário de CT&I do Gov Eduardo Campos
• André Furtado, Cientista da Fiocruz
• Antônio Carlos Miranda, Prof da UFRPE
• Aramis Macêdo Leite Júnior, Historiador e Gestor Cultural
• Aronita Rozenblat, cientista, Profa da UPE
• Bruno Garcia, Ator
• Bruno Gomes Moura de Oliveira, Professor do IFPE
• Carla Valença, produtora cultural
• Carlos Fernando de Araújo Calado, Engenheiro, professor e Ex Reitor da UPE
• Celso Pinto, cientista, Prof da UFPE
• Chico Buarque de Holanda, Cantor e Compositor
• Cícero Belmar, escritor
• Cida Pedrosa, escritora e Vereadora do Recife
• Cinthia Kalyne de Almeida Alves, Docente UFPE/CCS
• Clarice Andrade, Produtora
• Claudia Bethânia Bezerra Correia, Professora/Coordenadora do SINTEPE
• Cristiano José da Silva, Presidente da ABES-PE
• Dani Acioli, artista plástica
• Debora Karolayne, Diretora da UNE
• Denise W S Lima, Bióloga e Ex Secretária de Meio Ambiente de Petrolina
• Dom Marcelo Barros, Monge Beneditino e Teólogo
• Dr Marquinhos, Vereador
• Emanoel Dias, ex-Reitor da UPE e Diretor da FOP
• Everaldo Gaspar Lopes de Andrade, Professor da Faculdade de Direito do Recife
• Fernando Buarque, cientista, Prof da UPE
• FLaviany Campos Pereira Lopes Gonçalves, Administradora Hospitalar
• Franklin Laurindo Ferreira, Secretário de Políticas Sociais SINTECT-PE
• Geraldo Eugênio, cientista, Prof UFRPE
• Geraldo Vilar, Defensor Público Federal
• Gildo Xucuru – Vice-presidente Regional do CONIC
• Guilherme Calheiros, Administrador, ex-Diretor do Porto Digital e Ex Secretário de CT&I do Recife
• Helmilton Beserra, Presidente da CTB e do SINPRO
• Helvio Polito Lopes Filho, Procurador Municipal
• Hugo Pordeis, Jornalista. Diretor Executivo da MID Comunicação.
• Jorge Riba, Músico
• José Audísio Costa, Prof. Universitário da UFPE
• José Bertotti, ex-Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Gov Paulo Câmara
• José Luiz Alves, Professor Universitário da UPE
• José Manoel Sobrinho, Diretor de Teatro
• José Neto Barbosa, Artista e gestor cultural
• José Roberto, Diretor da Poli-UPE
• Kátia Mesel, cineasta
• Laudijane Domingos da Silva, Presidente da UBM PE
• Leonardo Boff – Eco-teólogo
• Lilia Gondim, economista
• Lúcia Melo, cientista, ex-Secretária de CT&I no Gov Paulo Câmara
• Luciano Siqueira, Ex Deputado Estadual, Ex Vice Prefeito do Recife
• Luis henrique veiga farias de lira, Servidor público e Presidente da URB
• Luiz Soares, Presidente do Sindicato dos Metroviários
• Lula Gonzaga, Cineasta
• Lya botler, Dentista tutoria NUTES UFPE
• Maciel Melo, cantor e compositor
• Mãe Beth de Oxum, artista popular, Patrimônio Vivo da Cultura de Pernambuco
• Marcelino Granja de Menezes, Engenheiro Civil, Presidente Estadual do PCdoB PE
• Marcelo Carneiro Leão, Reitor da UFRPE
• Márcia Maria Monteiro de Miranda – Teóloga, Educadora Popular
• Márcio Roberto de Santana, Vereador de Carpina
• Maria Auxiliadora Campos, Professora UPE
• Maria José de Sena, ex-Reitora da UFRPE
• Mariane Bigio, Artista
• Marta Lima, Publicitária
• Mauro Buarque, biólogo, ex-Secretário de Meio Ambiente do Recife
• Oswaldo Lima Neto, Prof. Titular da UFPE
• Paulo Antonio Gomes Dantas, Medico/Assessor Cosems PE
• Pedro Falcão, ex-Reitor da UPE
• Pe. Pedro Rubem, Reitor da UNICAP
• Raul Córdula, artista visual e curador
• Renildo Calheiros, Deputado Federal
• Ricardo Campos, Secretário de Governo de Sirinhaém, Advogado
• Roselia Adriana Barbosa da Rocha, Museóloga e Produtora Cultural
• Saulo Roberto de Moura Gomes, Professor e radialista
• Sérgio Rezende, cientista, Prof Emérito da UFPE e ex-Ministro de CT&I do Gov Lula
• Sidney Rocha, escritor
• Silke Weber, Profa universitária da UFPE
• Silvana Menezes, Atriz
• Silvia Cordeiro, Sócia fundadora do Centro de Mulheres do Cabo, Ex Secretária de Mulheres do Gov PE
• Silvio Ernesto Batusanschi, Cientista Social
• Stephannye Vilela, Presidente da UEP
• Tactiana Braga, arte-educadora e produtora cultural
• Tales Vital, Cientista e professor universitário da UFRPE
• Tuca Siqueira, Diretora e roteirista
• Waldemar Borges, Deputado Estadual de Pernambuco
• Wanderley Rocha da Silva, Vereador de Jaboatão
• Wellington Pinheiro dos Santos, Professor Universitário da UFPE