
Em processo de privatização pelo governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) pretende promover uma demissão em massa de seus funcionários até 2025. De acordo com o processo de desligamento – PDI (Programa de Demissão Incentivada) –, iniciado a partir desta terça-feira (15).
O plano foi apresentado aos sindicatos que representam os trabalhadores do setor, com um cronograma dividido em quatro fases no qual os desligamentos, entre novembro deste ano até junho de 2025, devem acontecer. Segundo nota na empresa publicada no portal Diário do Transporte, não há meta de desligamentos.
Todos os setores da empresa serão afetados pelas demissões. Segundo o cronograma apresentado para as quatro fases: a primeira acontecerá entre os funcionários da operação responsáveis por estações e tração (maquinistas); a segunda fase atingirá a manutenção; a terceira cargos de nível técnico e superior de operação e manutenção; e a última etapa entre os funcionários administrativos.
A maioria destes profissionais são experientes, trabalhadores que em sua maioria, estão na empresa entre uma a mais de duas décadas, desde a criação da CPTM em 1992.
“Não podemos aceitar esse ataque”, afirmam, em nota compartilhada nas redes sociais, o Sindicato dos Metroviários de SP e da Federação Nacional dos Metroviários. “Em uma situação de crise econômica como a que estamos, os trabalhadores que aceitarem o acordo vão rapidamente perder todo o dinheiro e ficar no olho da rua. Devemos lembrar que existe uma crise generalizada de desemprego! A única solução é lutar para que se tenha mais concursos e para que seja colocado abaixo o projeto de privatização da CPTM!”, afirmam.
Não é um ataque. É o que se faz pra sanear empresas privadas. O Estado é generoso com o erário e paga salários várias vezes maior que na iniciativa privada na mesma função. Prova do privilégio é que só se manifestam contra privatização os funcionários das empresas públicas,no caso, CPTM, metroviários. A empresa pública é do estado e não do funcionário. Peguei o carro e ande numa estrada pública esburacada e sem segurança e depois numa estrada privada com sinalização, segurança e manutenção e me diz se é pior.
Quem foi que te disse que o Estado está saneando empresas privadas? E quem foi que te disse que o Estado “paga salários várias vezes maior que na iniciativa privada na mesma função”? Claro que isso não é verdade. E se fosse? Apenas mostraria que a famigerada iniciativa privada explora muito mais o trabalhador do que a propriedade pública. Esta – representada pela empresa pública – pertence a todo o povo. Privatizá-la é passá-la às mãos de algum ladrão particular.
A Privatização do transporte público nada mais é do que dar dinheiro para uma empresa Privada, essas concessões são pagas com dinheiro Público e muito caro,o governo usa o seu poder para levar uma imagem que o privado é melhor. Assim como fez com a SABESP que dava lucro e ainda bancava a necessidade de outras autarquias. Ex é a CCR via mobilidade pega bilhões e não funciona ar condicionado dos trens fora outras ocorrências. A nova concessionária da linha 7 já quer um adicional de 1 Bilhão. Imagine se o governo investi se no Público seria o melhor transporte da América Latina. Transporte de passageiros sobre trilhos não dá lucro mas arrumaram uma maracutaia para dar dinheiro para os amigos empresários. Mas a conta não vai fechar daqui alguns anos e o povo que vê tudo calado vai ter que pagar duas vezes.Com impostos e na tarifa cara assim com no Rio de Janeiro um trem ruim e caro agora quer devolver para o estado só abagaceira.