
O governo de São Paulo, através do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, lavrou uma multa no valor de R$ 552,71 contra o presidente Jair Bolsonaro “por não cumprir com a exigência de uso de máscara de proteção facial nos espaços de uso aberto ao público”.
O motivo da autuação se deu pelo fato de Bolsonaro, mais uma vez, como é sua prática em eventos públicos, não ter utilizado máscara no ponto de concentração da “motociata”, na zona norte de São Paulo, nesta manhã. O uso de máscaras é obrigatório no estado de São Paulo desde maio de 2020.
O órgão do governo paulista também autuou o filho do presidente, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, em infrações no valor de R$ 552,71, também por não usarem máscaras.
As autuações foram prometidas pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que, na última quarta-feira, afirmou que multaria Bolsonaro caso ele não utilizasse máscara na “motociata”. O presidente reagiu dizendo que o governador se achava “doninho” de São Paulo. Durante a “motociata” de hoje, o presidente, inclusive, chegou a “reger” um xingamento a Doria.
“Dever do estado”, diz auto O auto de infração contra o presidente pontua que, “neste momento em que medidas não farmacológicas são fundamentais para a prevenção e controle da pandemia, o uso de máscara de proteção facial é amplamente preconizado pela comunidade científica internacional”.
Bolsonaro cometeu outra infração. A moto em que ele desfilava estava com a placa encoberta, o que é considerado uma infração ao Código de Transito.

O documento ainda lembra os números da pandemia no estado de São Paulo, citando 3,4 milhões de casos, 117 mil óbitos e a lotação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) em território paulista. “Portanto, é dever do estado controlar o risco à saúde da sua população, de acordo com o que determina o código sanitário estadual.
“O governo paulista diz que, assim como no auto de infração de Bolsonaro, os do deputado e do ministro também pontuam a necessidade da manutenção das medidas preventivas já conhecidas e preconizadas pelas autoridades sanitárias internacionais, como uso de máscara e distanciamento.
Com informações da Uol
EXCELENTE MUITO BOM MESMO, EU ADOREI E AMEI ESSA NOTICIA.
BOLSONARO E SEUS LACAIOS MULTADOS MUITO BOM MESMO.