
Oswaldo Eustáquio é golpista foragido por 8/1 e recebeu esta semana visto concedido pelo governo Biden. Mas só liberado sob Trump
O governo americano concedeu, em outubro de 2024, visto ao blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio por 4 anos. Eustáquio é foragido da Justiça brasileira e tem 2 mandados de prisão em aberto. A concessão ocorreu, ainda, durante o governo do ex-presidente Democrata Joe Biden.
Enquanto isso, Trump cassa os vistos de 8 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgam os crimes de Bolsonaro contra o povo brasileiro.
A entrega do documento, que autoriza a entrada dele em solo estadunidense, segundo o blogueiro, só ocorreu na última sexta-feira (18), na embaixada dos EUA na Espanha, onde atualmente ele se encontra foragido.
Imagem do visto, divulgada pela imprensa, aponta validade de 4 anos para o documento, concedido na classificação de “jornalista ou mídia estrangeira”.
Eustáquio diz acreditar que só recebeu o visto agora por ser a ditadura de Donald Trump no poder, e não mais Biden, mesmo que o documento tenha sido concedido na administração anterior.
FORAGIDO COM 2 ORDENS DE PRISÃO
Oswaldo Eustáquio é considerado foragido do Brasil, em razão de duas ordens de prisão determinadas pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, por ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado Democrático pelos atos de 8 de janeiro.
Após a fuga, Eustáquio se baseou no Paraguai e na Argentina, e depois seguiu para a Espanha.
O governo brasileiro pediu a extradição do foragido para que ele cumprisse pena no Brasil, mas a Justiça espanhola viu “motivação política” e negou a solicitação feita pela Justiça brasileira.
O recebimento do visto ocorreu no mesmo dia em que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou nas redes digitais e no site oficial do Departamento de Estado, que vai revogar vistos do ministro Alexandre de Moraes e de “seus aliados”. Leia mais em “Ditadura norte-americana revoga vistos de Gonet, Moraes e outros 7 ministros do STF”.
FASCISTA PROVOCADOR
“O mundo gira. Moraes teve o visto cancelado e Eustáquio o visto concedido. Quem é o foragido agora?”, escreveu Eustáquio nas redes digitais dele.
“Eu venci Alexandre de Moraes na mais alta corte na Espanha sob o favor de Deus. Eles arrancaram tudo que eu tinha, menos os meus princípios e a minha lealdade ao presidente [Jair] Bolsonaro [PL]. Hoje o mundo sabe que Moraes é um ditador”, acrescentou, debochando da Justiça brasileira.
OPERAÇÃO LUME
Eustáquio foi investigado na Operação Lume (2020-2021), encerrada pelo STF, cujo inquérito apurava a promoção de atos golpistas favoráveis ao fechamento do Congresso e do STF.
Eustáquio era um dos influenciadores que integrava o núcleo duro da base de apoio de Bolsonaro na web.
Ele era monitorado pela PF devido ao risco de tentar fugir do País. Nas redes, o blogueiro, na ocasião, afirmou que estava no Paraguai e relacionou a viagem à observação sobre práticas internacionais de combate à pandemia da covid-19.