A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), afirmou que o governo Bolsonaro atuou de forma omissa e inepta na contaminação do óleo nas praias do Nordeste.
“A atuação do governo é totalmente irresponsável e desastrosa. É evidente que o governo Bolsonaro não tem capacidade técnica nem de gestão para lidar com desastres ambientais. Ele demorou 40 dias para se pronunciar e quando o fez já era tarde demais”, disse Marina Silva pelas redes sociais.
Para Marina, “o governo demorou para agir”. “Negligenciou a gravidade do maior desastre ambiental do litoral brasileiro. É preciso uma investigação séria para apurar as causas e responsáveis pelas manchas de óleo. Mas diante de danos incalculáveis, medidas urgentes devem ser tomadas”, recomendou a ex-ministra, candidata a presidente nas eleições de 2018.
Marina ainda comentou o descalabro provocado pelo governo numa área tão importante e sensível como no meio ambiente. “A área do Ministério do Meio Ambiente que cuida das situações de emergência ficou sem diretor até o início de outubro, 35 dias após a crise das manchas de óleo começar no NE. Isso é mais do que incompetência, é para inviabilizar a gestão ambiental do país”, assinalou.
“Não há como estimar os prejuízos do óleo que atinge os estados do Nordeste. As consequências são terríveis para o ecossistema marinho, turismo e populações locais. Falta transparência, agilidade e compromisso do governo para lidar com a situação grave”, observou.
Relacionada: