29O governo leiloou nesta sexta-feria 4.919 km de linhas de transmissão e 10.416 MVA em capacidade de subestações, que vão passar pelos estados do Paraná, Piauí, Ceará, Pará, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O resultado foi uma aumento exponencial da desnacionalização do setor elétrico brasileiro. As empresas estrangeiras arremataram a maioria dos lotes colocados à venda. Venceram o leilão as empresas que ofertarem o menor valor de Receita Anual Permitida (RAP).
O primeiro lote, composto pelas instalações no estado do Paraná, foi arrematado pelo Consórcio Engie Brasil Transmissão, de origem franco-belga, por R$ 231.275 milhões, deságio de 34,80%. Venceu a disputa pelo segundo lote, referente às linhas no estado do Piauí e Ceará, a empresa de origem espanhola Celeo Redes Brasil S.A., por R$ 85.271 milhões, deságio de 53,21%. O lote 3 teve disputa de 5 interessados e foi arrematado pelo grupo indiano Sterlite Power Grid Ventures Limited, com deságio de 35,72% e o 4º foi disputado por 10 consórcios e foi arrematado pela Neoenergia, pertencente ao grupo espanhol Iberdrola – que também levou o lote 5.
O sétimo lote, para as instalações no estado de Minas Gerais, foi vencido pela Construtora Quebec S.A., pelo valor de R$ 32. 600 milhões, deságio de 34,65%. A disputa teve nove empresas/consórcios. O Consórcio Linha Verde arrematou o oitavo lote, também por instalações em Minas Gerais, por R$ 32.978 milhões e deságio de 35,50%. Estiveram na disputa oito grupos. A disputa pelo nono lote, composto por instalações no estado da Bahia, foi vencida pelo EEN Energia e Participações S.A., por R$9.090.608 milhões, deságio de 47,86%. Disputaram este lote 17 empresas.
O décimo lote, para instalações em Pernambuco, foi arrematado pela Consórcio Br Energia/Enind Energia, com deságio de 40% e valor de R$ 7.285 milhões. A disputa teve 18 participantes. O último lote, também para linhas Pernambuco, foi vencido pela Montagno Construtora Ltda, por R$ 4.030 milhões e deságio de 52,91% O décimo primeiro lote foi disputado por 21 propostas. A previsão da Aneel é que as obras devem durar de 32 a 60 meses. Nos leilões de estradas e aeroportos os prazos para investimentos foram desrespeitados pelos consórcios e em alguns deles o contrato foi desfeito sem que as obras fossem realizadas.