
O governo federal enviou os ministros da Integração, Waldez Góes, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, para prestar apoio aos governos de Alagoas e de Pernambuco, vítimas das intensas chuvas que afetaram os dois estados nos últimos dias. Em Alagoas, 31 municípios se encontram em situação de emergência.
“Conversei com os ministros Waldez Góes e Wellington Dias sobre a atuação do governo federal na assistência aos governos estaduais e às famílias atingidas por consequências das fortes chuvas em Pernambuco e em Alagoas. Hoje (10), eles estiveram em Pernambuco e amanhã, com Renan Filho, estarão em Alagoas”, informou o presidente Lula.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional afirmou que está acompanhando, junto ao estado e municípios, as ações de resgate, de atendimento à população afetada e o levantamento dos danos humanos.
Também pelas redes sociais, o ministro Waldez Góes informou que “a orientação do presidente Lula é clara: estarmos vigilantes e redobrarmos os esforços para aliviar o sofrimento da população”. Ele colocou, ainda, a Defesa Civil para auxiliar no enfrentamento à crise, “presencial ou virtualmente’”.
“Até o momento, já foi feito o reconhecimento federal de situação de emergência em 22 cidades e o Grupo de Apoio a Desastres já está em Alagoas para auxiliar na elaboração dos planos de trabalho. Após o reconhecimento da situação de emergência ou estado de calamidade pública e a aprovação dos Planos de Trabalho apresentados pelas prefeituras, é feita a liberação de recursos para as cidades afetadas”, explicou o Ministério do Desenvolvimento.
Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (11), em Maceió, com a presença também do ministro Renan Filho, dos Transportes, foi anunciado um pacote de medidas, entre elas a autorização do pagamento de um auxílio financeiro de R$ 800 para as famílias desabrigadas, além da doação de 4 mil cestas de alimentos.
O último boletim da Defesa Civil de Alagoas, divulgado nesta segunda-feira (10), apontou que, até sexta-feira, haviam 3.578 pessoas desabrigadas e 20.458 desalojadas em todo estado. O município de Matriz de Camaragibe é o mais afetado, com 390 desabrigados e 3.158 desalojados. No município de Joaquim Gomes uma pessoa morreu.
Em Pernambuco, o número de cidades em situação de emergência também subiu, chegando a 19. Segundo a Defesa Civil do estado, 2.862 pessoas foram afetadas pelas chuvas, das quais 2.447 estão desalojadas e 415 desabrigadas. O ministro Waldez Góes já entrou em contato com a governadora Raquel Lyra (PSDB) para prestar apoio e colocar a pasta à disposição para as ações de resposta, informou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento.