Dando continuidade ao processo de entrega de áreas do pré-sal para as multinacionais, o governo irá colocar em leilão, na próxima sexta-feira (28), as áreas de Saturno, Titã, Pau Brasil e Sudoeste de Tartaruga Verde, localizadas nas bacias de Santos e de Campos.
Além da Petrobrás, 11 petroleiras estrangeiras se habilitaram junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para participar da 5ª Rodada da licitação do pré-sal. Entre as multinacionais, estão as integrantes do cartel internacional do petróleo ExxonMobil, Shell, Chevron, BP e Total, todas habilitadas como Operadora A, tal qual a Petrobrás.
A Petrobras estatal manifestou interesse em exercer o direito de participação obrigatória como operadora com 30% na área de Sudoeste de Tartaruga Verde, a menor área (127,5 km2) ofertada.
O governo espera arrecadar cerca de R$ 7,5 bilhões em bônus de assinatura, que irão para a vala comum do superávit primário, a ser torrado com juros. Nos dois leilões (concessão e partilha) já realizados este ano, foram arrecadados R$ 11 bilhões.