“As práticas identificadas violam os princípios do Código de Defesa do Consumidor e as normas do setor de saúde suplementar, impactando a vida de milhares de brasileiros, muitos deles em condições de vulnerabilidade por enfrentarem problemas graves de saúde”, disse a Senacon
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) instaurou um processo administrativo contra 14 planos de saúde por cancelarem de forma unilateral contratos, além de práticas consideradas abusivas por parte das operadoras.
Segundo a Senacon – órgão vinculado ao Ministério da Justiça –,8 a decisão da abertura do processo se deu após um estudo detalhado de monitoramento de mercado, que indicou irregularidades nas rescisões de contratos dos planos de saúde.
“As práticas identificadas violam os princípios do Código de Defesa do Consumidor e as normas do setor de saúde suplementar, impactando a vida de milhares de brasileiros, muitos deles em condições de vulnerabilidade por enfrentarem problemas graves de saúde”, disse a Senacon, por meio de nota divulgada na última sexta-feira (22).
Veja a lista dos planos de saúde que foram notificados:
- Porto Seguro Saúde
- Prevent Senior
- Qualicorp Administradora de Benefício S.A
- SulAmérica
- Unimed Nacional
- Bradesco Saúde
- Amil
- Care Plus
- Golden Cross
- Hapvida NotreDame Médica
- MedSênior
- Omint
- Allcare Administradora de Benefícios Ltda
- Assim Saúde
Em julho deste ano, a Senacon já havia notificado as operadoras a prestarem esclarecimentos sobre cancelamentos unilaterais de contratos.
Nos últimos anos, em plataformas de órgãos de defesa do consumidor, como sistema do consumidor.gov.br e do Procon, por exemplo, vem crescendo o número de usuários de planos de saúde denunciando que operadoras estão encerrando contratos (com planos mais baratos) de forma unilateral, além das típicas denúncias de aumentos abusivos e da péssima qualidade na prestação de serviço. Enquanto isso, a lucratividade do setor não para de crescer.
Só no primeiro semestre deste ano, os planos de saúde registraram um lucro líquido de R$ 5,6 bilhões, o que corresponde a uma alta de 180% em comparação ao mesmo período de meses do ano passado (R$ 2 bilhões), conforme dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Em 2023, ao todo, as operadoras de planos de saúde lucraram R$ 3 bilhões, puxado pelos preços dos planos de saúde coletivos, que subiram 14,38%, em média, conforme a ANS. Os planos de saúde coletivos ocupam mais de 80% do mercado brasileiro.
O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirmou que “o direito à saúde é inegociável, e a Senacon trabalhará para garantir justiça”, ao comentar a instauração do processo administrativo contra os planos de saúde.
“Não podemos permitir que empresas do setor de saúde desrespeitem os consumidores, ainda mais em situações que colocam vidas em risco”, declarou.
Os planos de saúde notificados terão um prazo para corrigir possíveis irregularidades e apresentar suas defesas, segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), setor da Senacon responsável pelo processo aberto contra as empresas de planos de saúde.
“O objetivo é garantir que o setor de saúde suplementar respeite a dignidade do consumidor”, declarou o diretor do DPDC, Vitor Hugo do Amaral, que cobra que “as empresas devem operar com base na boa-fé e na transparência”.
Boa noite.
Eu sou da Unimed Rio, e esse Ano, tive aumento Abusivo de 20 % no meu Plano de Saúde.
E o que é pior, esse verdadeiro ASSALTO A MÄO ARMADA, foi com o Consentimento da Agência Reguladora dos Planos de Saúde.
Enquanto eu tive 3,45 % de Aumento no meu trabalho, eu tenho que pagar 20% de Aumento no Plano de Saúde.
Infelizmente, isso são coisas que só acontecem NO BRASIL
A matéria discorre sobre o governo processar prestadoras de planos de saúde por práticas abusivas, mas não relaciona quais são essas práticas, de modo a que clientes que pagaram e pagam essas empresas de saúde possam ter conhecimento mais amplo para saber se foram, ou são vítimas, mesmo continuando pagando e sendo enganado.
Considero absurdo que em 2024 o reajuste concedido ao salário mínimo tenha sido em torno de 3,71%, mas foi aprovado aumento de aplicação de reajuste na mensalidade mensalidade em 20%.
Fica claro porque tem empresas de planos de saúde batendo record de faturamento e dando um mínimo de retorno.
A Unimed Ferj por exemplo, tem no aplicativo para Guia Médico, uma relação de especialidades médicas com nome e endereço para agendamento de consultas, mas quando se faz o contato com o prestador, ele(a) não está mais cadastrado e mesmo assim, não atualizam o cadastro, nem substituem o profissional.
Geralmente a secretárias informam que houve descredenciamento porque não houve repasse.
Outra reclamação é que o reembolso da operadora de saúde (Unimed Ferj) agenda pagamento para o cliente, não paga na data e ninguém sabe explicar porque ocorreu isso.
Afinal, os órgãos fiscalizadores atuam ou fazem acordos com as prestadoras de saúde, quando elas não cumprem suas obrigações contratuais?
Por que autorizam reajustes tão desproporcionais que só beneficiam a prestadora de saúde?
Não precisamos de promessas e narrativas que não resolvem, ou resolvem na base do acordo com prestadoras de saúde, precisamos de um órgão atuante que não apenas olhe, mas haja, em relação aos direitos do consumidor/cliente, que fica sem opção mesmo pagando pois, ou paga um plano de saúde capenga, ou vai para a fila do Sisreg
Eu tive com a minha filha internada 2 vezes com ” pneumonia” tomando remédios fortes como: antibióticos, remédio para trombose etc, e vulnerável a todo tempo com radiação como: tomografias e raio x, teve alta e não resolveu nada, procurei um especialista ele olhou todos os exames e confirmou que minha filha nunca teve pneumonia e sim uma alergia, passei por tudo isso deixando os outros 2 filhos de lado, isso me causou ansiedade e depressão, por não ter dado conta de ajudar meus filhos como devia, fora o transtorno que passei com atendimento do hospital. Lamentável
Contratei a SULAMERICA SAÚDE Individual em 1991, no plano foram incluídos a minha esposa e meus 2 filhos de 4 e 2 anos, respectivamente. Em 2023, após mais de 32 anos, a SULAMERICA suspendeu um dos meus filhos, alegando que ele não mais preenchia requisitos para permanecer como dependente no plano, conforme previsto em cláusula contratual. Só que, no meu contrato de 1991, não existe nenhuma Cláusula que limite a idade Para a permanência de dependentes. Tentei reverter administrativamente, mas a empresa foi irredutível. Tive que entrar com uma ação judicial, em 15 dias a justiça determinou o restabelecimento do meu filho e, no julgamento a decisão foi mantida, bem como, aplicou uma multa na empresa por práticas abusivas e danos morais.
Sou cliente da unimed uberlandia e o meu plano de saude – coletivo, foi reajustado em 40%. Um verdadeiro abuso. Solicitei informações da administradora do plano acerca do critério adotado para o reajuste e nem sequer dignaram a responder. Vou proceder o cancelamento, infelizmente, pois desde setembro estou pagando 5.600,00 reais. É inviável manter
A prevent senior já foi um plano de excelência, hoje vive em decadência. Vc não consegue marcar consulta, as agendas estão sempre fechadas. Vc não consegue retornar ao seu médico, retorno sempre com médicos diferentes. Eles querem avaliar e marcar os médicos da maneira dele e o que convém a eles. Desde que entrei no plano nunca atrasei, na hora de marcar consultas é um inferno. Eles acham q vc paga e nunca vai usar. Acho q o sistema tem q ser diferente , se quebrar ou cancelar devolver parte do q foi pago e corrigido. Os lucros desses planos são abusivos e ANS, joga do lado deles.
Sou também do plano prevent tudo que vc descreveu está certíssimo,cada vez pior
Eu, Antonio Avelino de Souza, tenho um plano de saúde plano indivifual e familiar contratado no ano de 1997 contrato celebrado com a santa casa de belo horizonte em 26!/09/1997 o tal contrato em 01/08/2014 foi transferido total para a VITALLIS SAUDE S/A, que em 10/03/2016 foi incorporada pela MEDISSANITAS BRASIL ASSIDTENCIA INTEGRAL À SAUDE S/A, as quais cacelaram nosso plano de saude sob alegação de inadimplência inadequadamente comprovada hoje o plano foi transferido da medussanitas para a Notredame intermedica s/a tenho provas de que nao houve inadimplência inclusive há um processo administrativo da ANS que multou as oprrafirad em 88.000,00 por cancelar unilateralmente sem provar nada se há interessado no caso posso apresentar todas as provas Antonio Avelino de Souza
Meu plano de saúde é da Quali operadora, subiu 20% este ano… achei um absurdo isso! Deveria ser proibido esses aumentos abusivos, mas infelizmente têm respaldo e permissão dos órgãos que regulamentam, fazer oq, né? Quem se dá mal é o cliente!! Ano que vem virá mais 20% de aumento!
Meu plano de saúde e assim pela qualicorp em julho aumentou 25 por cento
Indignada, pelo fato de que pessoa física não pode mais obter plano de saúde. Onde ja se viu, somente pessoa jurídica? Se eu mudo de estado ou cidade fico sem plano. Precisa rever isso urgentemente pois, todos temos direito a obter um plano de saúde.
Rosária
Pior disso tudo a Unimed se unir à Ferj e fomos obrigados a aceitar as imposições. Na Unimed Ferj perdemos nossos direitos adquiridos. Não temos débito.em conta, não podemos pagar com cartão de crédito, direitos à exames como petscan, hospitais. Nosso contrato antigo com a Unimed Rio foi desconsiderado, ignorado. Aumento abusivo. Ferj é um plano, que nem no século XX faziam. Estão trabalhando com leis próprias
Pior plano que Hapvida ,não existe. Altíssimas parcelas e estão agora com planos mais em conta e que não se tem direito a nada . Pacientes esperando 8:,10 meses por cirurgias já se tornou prática normal. .Estão abrindo unidades ,longes aonde o paciente nao tem ônibus e precisam pagar táxi ,pois os locais não passa transporte coletivo . Poucos médicos nas emergências onde se espera mais de três horas para receber atendimento.Os médicos e enfermeiros se queixam de sobrecarga .Uma verdadeira HAPMORTE…..
Realmente.Hapvida pior plano.Espero a meses aplicaçôes no joelho onde tenho dores horríveis,mal consigo andar.Houve um dia que bati o record:quatro horas e meio no psiquiatra
Quase surtei
Sim essa operadora e a pior os médicos fala que não pode passar exame que cada dia você vai médico diferente fiquei 2 dias enterrada 3 médico me atendeu e falou que eu tinha que por marcapasso ai sai de lá e foi no meu cardiologista que cuida de mim mais 20 anos fiz toda bateria de exame e não tinha nada todos ele que me atendeu era residentes o residente ele está estudando e só pode atender com outro médico e as emergência deles só tem clínico residente nós temos que tomar cuidado porque eles estão trabalhando com maioria residente e não tomar remédio sem fazer exame porque eles muitas que você faz consulta plaine que dura 2 minuto eu levei na justiça porque ninguém está aguentando isso pagamos caro e eles que fazer o que acha melhor
A ANS autorizou 20% de aumento favorecendo os empresários e prejudicando os usuários, o que vai acontecer é a migração para o SUS, pois as pessoas não podem pagar aumentos abusivos como esse.
Sou da unimed Ferj e sofri um aumento abusivo esse mês .Liguei várias vezes entrando em contato com quem de direito, sem obter nenhum resultado, dizem que esse aumento é contratual e que estamos pagando dois meses retroativos a esse. Que Tb foi mudado de faixa etária. Concordo q deveria ter o aumento assim q faz aniversário do contrato feito, mas não um aumento desproporcional e abusivo como esse. Pior q quando precisamos de atendimento parece q estamos fazendo favor, não entendem que Tb pagamos e muito por esse atendimento.