São habitantes da Faixa de Gaza que serão transportados do território conflagrado através da fronteira com o Egito
O governo brasileiro, através do Itamaraty, deu início, nesta quinta-feira (21), à terceira ação de retirada de brasileiros e familiares na Faixa de Gaza, conforme informou Alessandro Candeas, embaixador do Brasil na Palestina, em entrevista concedida ao G1.
A operação ocorre duas semanas após o Itamaraty retirar a segunda leva de pessoas do território palestino.
A Embaixada brasileira no Egito informou que na manhã desta quinta-feira o terceiro grupo cruzou a fronteira entre Gaza e o Egito.
A estimativa é de 24 pessoas resgatadas e os nomes estavam incluídos na segunda leva do grupo Itamaraty, porém, o governo israelense dificultou a saída deles de Gaza. O número exato não foi informado.
AUTORIZAÇÃO
Desde o início do conflito, Israel revista e dá autorização para saída dos nomes sugeridos pelas embaixadas de países com habitantes na Faixa de Gaza, área governada pelo Hamas.
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, solicitou ao chanceler israelense, Eli Cohen, a revisão relacionada à negativa para a saída das 24 pessoas, de uma lista de 102.
RETIRADAS ANTERIORES
A segunda leva de brasileiros e familiares palestinos foi retirada da Faixa de Gaza dia 9 de dezembro.
No total, até agora, foram 48 pessoas, sendo a maioria palestinos que possuem laços familiares com brasileiros que deixaram o território no mês de novembro.
Conforme as retiradas anteriores, o terceiro grupo terá saída pelo Egito e irá embarcar para o Brasil em avião da FAB (Força Aérea Brasileira), enviado pelo governo brasileiro, ao aeroporto internacional do Cairo.
Um mês após a espera, 22 brasileiros e 10 palestinos deixaram a Faixa de Gaza. Foi a primeira leva de brasileiros resgatados das bombas de Israel na região.