Governo retira novamente ConecteSUS do ar após suposta tentativa de invasão hacker

O Ministério da Saúde afirmou, nesta terça-feira (17), que identificou uma tentativa de acesso indevido aos sistemas ConecteSUS, e-SUS Notifica e SI-PNI, que reúnem dados sobre vacinação contra a Covid-19 e outros registros médicos da população brasileira.

Para evitar que outras plataformas sejam acessadas caso se trate de um ciberataque, a pasta suspendeu o funcionamento das plataformas temporariamente. 

Segundo a pasta, os dados armazenados não foram perdidos e as plataformas passam, agora, por uma “manutenção corretiva”.

O ConecteSUS, fonte de controle de saúde e geradora do comprovante digital de vacinação contra a Covid-19, reúne dados de vacinação, medicamentos e consultas, entre outros, no Sistema Único de Saúde (SUS). A plataforma já foi invadida em outras circunstâncias. 

Ao abrir o aplicativo do ConecteSUS, o usuário encontra uma mensagem de serviço indisponível.

“Nosso sistema está passando por uma indisponibilidade temporária. Nossa área tecnológica já está atuando para normalizar a situação de acesso. Pedimos, por favor, que aguarde ou tente novamente mais tarde”.

De acordo com a pasta, a expectativa é que os sistemas sejam restabelecidos ainda na tarde desta terça. O governo não disse se a Polícia Federal foi acionada para investigar a tentativa de acesso.

Essa é a segunda vez em seis meses que os sistemas do Ministério da Saúde ficam fora do ar. Em dezembro do ano passado, um ataque hacker também derrubou o ConecteSUS, o e-SUS Notifica e o SI-PNI.

À época, a PF e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram acionados. Os registros de vacinação da Covid-19 só foram recuperados e o ConeteSUS voltou a funcionar com instabilidade após mais de 90 dias.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *