O governo Trump anunciou que a reconstrução de Porto Rico – colônia dos EUA designada como Estado livre associado – após a devastação do furacão Maria, pode durar até um século. A noticia veio a público durante a série “O futuro da habitação”, promovida pela The Hill, na quarta-feira (25), apresentando o secretário de Urbanismo e Desenvolvimento Urbano dos EUA, Ben Carson.
Na ocasião, o editor-chefe da The Hill, Bob Cusack, pediu para Carson estimar quantos anos serão necessários para que a sua secretaria reconstrua Porto Rico após a passagem do furacão. Em resposta, o secretário afirmou que os EUA “estarão com Porto Rico até o fim da reconstrução, algo que pode levar entre um e 100 anos”.
Rapidamente a resposta de Carson repercutiu negativamente nas mídias sociais e em parte da imprensa independente, ao passo que a grande mídia tentava dar um tom de brincadeira para a bola fora. Ao site da Newsweek, o norte-americano, Chester Ellis, ironizou: “Dá para imaginar que esse homem é um médico?” No mesmo tom, Vicky Emerson disse achar “que Ben Carson tem dificuldade com zeros”.
Apesar do comentário infeliz, ainda no programa, Carson reconheceu que “o povo de Porto Rico sofre tremendamente” com os resultados do furacão que “dizimou” a habitação, a rede elétrica e de distribuição de água à população.