O goleiro Marcelo Grohe brilhou nos pênaltis e o Grêmio sagrou-se bicampeão da Recopa Sul-Americana ao bater o Indepediente, da Argentina, por 5 a 4 nas cobranças de pênaltis, após 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. Foi o terceiro título conquistado pelo tricolor gaúcho em três anos, após a chegada do técnico Renato Gaúcho.
O goleiro argentino Campaña segurou o B.O. e graças a ele o placar ficou zerado no tempo normal e na prorrogação. A partida teve todos os ingredientes entre times brasileiros e argentinos: entradas duras, catimba e incluiu uma expulsão, de Amorebita, que deixou marca da chuteira no corpo de Luan. O árbitro Enrique Cáceres expulsou o atleta argentino após consultar o vídeo (VAR).
O Independinte trouxe o “brujo” Manuel, figura mítica e folclórica, mas o Grêmio tem Marcelo Grohe, que ultimamente vem operando verdadeiros milagres embaixo da trave. O Tricolor converteu suas cinco cobranças com Maicon, Cícero, Jael, Everton e Luan. Gaibor, Meza, Domingo e Silvio Romero marcaram para a equipe argentina. Na última cobrança, Grohe voou e defendeu o tiro de Benítez, garantindo a vitória gremista.