“Poucos dias atrás, o professor Sergey Glazyev revelou que mais de 1 trilhão de dólares saiu da Rússia ‘por baixo do pano’ nos últimos anos. Isso representa mais de 60 trilhões de rublos – cerca de 4 orçamentos anuais da Rússia! Ou seja, o país pode não produzir nada durante 4 anos e com o dinheiro que foi tirado não viveria pior do que agora”, afirmou o candidato à presidência da Rússia, Pavel Grudinin, na segunda, 29.
“Antes disso, o Banco Central da Federação Russa tinha reconhecido que a exportação de capital da Rússia perpetrada apenas por empresas privadas, e só em 2017, ascendeu a mais de US$ 31 bilhões (cerca de 2 trilhões de rublos). O aumento em relação a 2016 foi cerca de 60%. Esta é uma soma colossal! É mais do que o que o governo gasta em educação, saúde, habitação, serviços públicos e esporte junto”, denunciou o diretor do Sovkhoz Lenin, candidato do Partido Comunista da Federação Russa, PCFR, do movimento Frente de Esquerda e das Forças Patrióticas Nacionais da Rússia às eleições marcadas para 18 de março.
Questionando a política econômica e social do governo em um momento em que a crise que o país vive se acentua, frisou que enquanto isso “a economia russa continua sangrando. Em vez de desenvolver a indústria, construir creches, escolas e hospitais em nossa terra natal, nosso dinheiro fortalece as economias dos Estados Unidos, da União Européia e outros países”.
Constatou que o perdão dos juros e a anistia para os capitais que saíram irregularmente para o exterior, “anunciados há vários anos, falhou miseravelmente. Os oligarcas, até apesar das sanções, não estão apressados em devolver a riqueza à sua Pátria. É por isso que a Rússia está entre os cinco líderes mundiais na exportação de capital”.
“Enquanto isso, o próprio governo russo contribui para a saída de capital. Por exemplo, a Rússia aumentou seus investimentos na dívida pública dos EUA para quase 106 bilhões de dólares! É que esse dinheiro está sobrando? Por que não podemos direcioná-lo para aumentar as pensões e os salários dos funcionários públicos, os benefícios das crianças e os investimentos na produção”, questionou Grudinin.
E concluindo, insistiu em que “é necessário devolver os trilhões de dinheiro russo aplicados nos títulos de dívida dos bancos dos EUA e estrangeiros e investi-los na produção, ciência, educação e saúde. A principal tarefa das autoridades é garantir o desenvolvimento de nossa própria economia e uma vida decente para os cidadãos do nosso grande país”.