A candidatura do diretor do Sovkhoz Lenin, Pavel Grudinin, à presidência da Rússia nas eleições de 18 de março está unificando os comunistas, os mais amplos setores progressistas, de esquerda do grande país.
“Não pode haver boicote, nenhuma cédula desperdiçada! Todas as nossas forças, todas as expectativas da oposição real ao regime de Putin devem ser direcionadas para a organização da vitória de Pavel Grudinin nas eleições presidenciais”, assinalou Victor Ampilov, líder do movimento Rússia dos Trabalhadores, somando-se à campanha que conta ainda com o apoio do Partido Comunista da Federação Russa, do movimento Frente de Esquerda, do movimento Forças Patrióticas Nacionais da Rússia e muitas personalidades políticas, sociais e culturais.
O Sovkhoz Lenin é uma cooperativa avançada, que manteve seu funcionamento de acordo com as regras da época soviética e é a mais produtiva do país. Seu exemplo aponta para as soluções da crise em que o país vive.
“No território do Sovkhoz Lenin recusamos as mudanças liberais que foram realizadas em nosso país nos últimos 25 anos. Nós buscamos preservar os princípios socialistas. Hoje, temos refeições quentes grátis nas escolas, medicamentos gratuitos na policlínica. Tentamos tornar mais baixas as tarifas de serviços habitacionais e comunitários em nosso território. O parque infantil no nosso território é gratuito. Tudo, claro, é por conta do Sovkhoz. Nós preservamos os princípios socialistas que dizem “para cada um segundo o seu trabalho” e buscamos promovê-los. Se todas as fazendas coletivas na região de Moscou trabalhassem como nós, todas teriam os mesmos jardins de infância, as mesmas lagoas com cisnes, as mesmas tecnologias, porque investimos muito na modernização da produção, e os mesmos salários como temos aqui. O que precisa é administrar adequadamente”, declarou o candidato Pavel N. Grudinin.
Os trabalhadores do Sovkhoz Lenin têm um salário médio de 78 mil rublos mensais (aproximadamente 6000 reais), mais de três vezes superior à média nacional, além de habitação, saúde e educação gratuitas.