Pavel Grudinin, candidato a Presidente pelo Partido Comunista da Federação Russa, Frente de Esquerda e Forças Patrióticas Nacionais da Rússia nas eleições que ocorrerão em 18 de março, encontrou-se, dia 15, com os trabalhadores da empresa têxtil “Bolshevichka”, uma das fábricas mais antigas de Moscou.
«No exemplo do Sovkhoz Lenin eu mostrei que as ideias que defendo para a Rússia podem ser realizadas, na prática, com sucesso. Quando eu assumi a direção da cooperativa, ela estava cheia de dívidas. A receita é simples: é necessário investir o dinheiro não em importações daquilo que temos condições de produzir aqui, não em luxos dos oligarcas, e sim na produção, no desenvolvimento. Então temos retorno, os trabalhadores melhoram suas condições de vida, se organizam, participam, se fortalecem”, afirmou Grudinin na fábrica em que trabalham 289 pessoas, a maioria mulheres.
“Entre nós e vocês há a televisão que, lamentavelmente, só cria barreiras e não fala a verdade. Por isso vim aqui para falar sobre o nosso programa. Propusemos um debate entre os candidatos, mas Vladimir Putin não quer, prefere usar o poder, a mídia, o dinheiro para falar sem ser contestado”, disse.
Às muitas perguntas sobre o Sovkhoz Lenin, cooperativa que dirige, respondeu informando que lá o salário médio dos trabalhadores é de 78.000 rublos (aproximadamente 4.500 reais), o dobro do salário médio na Rússia; que o ensino desde a creche até as escolas de primeiro e segundo graus é de graça e da melhor qualidade, assim como o atendimento médico, cultura e esporte. E que “é isso o que o povo todo já teve na Rússia e deve voltar a ter”.
«Como você pretende realizar seus planos? ”, perguntou um dos trabalhadores.
“Nós vamos pôr a riqueza da Rússia, seus recursos naturais, industriais e financeiros a serviço do povo. Nacionalizaremos os setores estrategicamente importantes e formadores de sistemas da indústria, da energia elétrica, das ferrovias, os sistemas de comunicação, os bancos líderes. Isso dará impulso ao desenvolvimento e trará trilhões de rublos anualmente para administrarmos; permitirá formular um orçamento de desenvolvimento em vez de um orçamento de empobrecimento e degradação”, respondeu Pavel Grudinin, lendo o 1º dos 20 Pontos de seu Programa*.
A cooperativa Sovkhoz Lenin é uma das principais produtoras de frutas e vegetais da região, além da maior fazenda de morangos da Rússia.
* O programa de governo de Grudinin pode ser lido na íntegra em: http://horadopovo.org.br/grudinin-lanca-programa-para-a-russia-desenvolver-industria-e-superar-pobreza/