O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em entrevista ao jornalista Luís Lacombe, da Rede TV, que é contra o piso da enfermagem. Irritado após o jornalista perguntar se ele era a favor ou contra o piso salarial dos profissionais da saúde, o ministro, que respondeu ser contrário, abandonou a entrevista e pediu que a gravação não fosse ao ar, certamente temendo a repercussão negativa para Bolsonaro a dez dias das eleições.
Ao ser perguntado, Guedes retrucou: “Você quer uma resposta como técnico ou ministro”. Ao que o jornalista disse, “os dois”.
Ele então respondeu que “como técnico, o hospital quebra. Não vai ter dinheiro pra pagar. E, como ministro, sou contra”.
Ele também teria dito, após pedir que a resposta fosse apagada, que se a entrevista fosse na Globo ele estava “fodido”.
A entrevista, que já estava sendo anunciada pela Rede TV, foi suspensa.
A lei que estabeleceu o piso salarial dos profissionais de enfermagem foi aprovada pelo Congresso Nacional, mas, após ação de entidades ligadas aos planos de saúde e setores da saúde privada, foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até que sejam indicadas as fontes de recursos para financiar o piso.
O piso salarial é uma reivindicação histórica da categoria, que está mobilizada em todo o país, promovendo protestos e paralisações para pressionar contra a suspensão e pela efetivação da lei.