
A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) afirmou que se pudesse dar um conselho ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio, diria “se retire dessa guerra de Bolsonaro com o TSE”. “Essa não é uma batalha de nossas Forças Armadas”.
A deputada escreveu no Twitter que “Paulo Sérgio, Ministro da Defesa, foi responsável pelo setor de saúde e Comandante do Exército. Teve atuação exemplar, nessas funções”.
“Se pudesse lhe dar um conselho, diria: Ministro, se retire dessa guerra de Bolsonaro com o TSE. Essa não é uma batalha de nossas Forças Armadas”, completou.
A manifestação da deputada acontece após o ministro da Defesa enviar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um ofício dizendo que as Forças Aramadas não se sentem prestigiadas pela Corte.
No documento o ministro insiste na ideia de que seja facilitada a auditagem das urnas eletrônicas por partidos políticos, que o TSE já respondeu que as urnas já são auditadas pelos partidos.
O que Paulo Sérgio quer é implementar a idéia exposta por Jair Bolsonaro, de contratar auditorias privadas.
“A atuação de empresa especializada de auditoria, contratada por partido político, nos termos da lei eleitoral, completaria um rol de medidas aptas a aumentar a transparência do processo, caracterizando melhor a separação de responsabilidades entre auditor e auditado”, escreveu o ministro da Defesa, conforme ofício.
Paulo Sérgio disse que as Forças Armadas querem apenas “assegurar que o processo eleitoral, inclusive o de 2022, tenha a máxima segurança, transparência e confiabilidade e possa ser auditável em todas as suas fases”.
Em resposta, o TSE afirmou que “analisará todo o conteúdo remetido, realçando desde logo que todas as contribuições sempre são bem-vindas e que preza pelo diálogo institucional que prestigie os valores republicanos e a legalidade constitucional”.
“O TSE, conforme tem reafirmado o presidente Edson Fachin, tem trabalhado de forma incessante para garantir eleições limpas, justas e seguras, em que o desejo da população, expresso por meio do voto, seja respeitado e cumprido dentro do Estado Democrático de Direito”, acrescentou.
A deputada Perpétua Almeida é presidente da Subcomissão da Indústria Nacional de Defesa. Já ocupou a liderança da bancada do PCdoB no ano passado e foi integrante da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN).