Reeleito vereador em Araraquara com o triplo de votos (3.052) em comparação com 2020, Guilherme Bianco (PCdoB), diz que a prioridade do seu mandato é dar continuidade à trajetória em defesa das políticas públicas, dos direitos dos trabalhadores, no enfrentamento da luta contra as privatizações, em defesa das escolas públicas e em rechaço à militarização da educação.
Ele destacou que a o apoio recebido é fruto do trabalho realizado durante o mandato, que foi “realmente uma trincheira”. “A gente fez um mandato que foi realmente uma trincheira, de luta em defesa dos trabalhadores, das trabalhadoras, de quem mais precisa”, afirmou. “Um mandato”, continua Guilherme, “muito ligado à educação, à juventude”, mas “especialmente às pessoas que mais precisam”. “Eu sei que Araraquara reconheceu o nosso projeto e eu estou muito orgulhoso por isso”, declarou.
Guilherme ressaltou os desafios do mandato frente ao “retrocesso”, representado pelo bolsonarista Dr Lapena [PL], eleito prefeito de Araraquara. “Eu tenho certeza de que os próximos quatro anos vão ser quatro anos de muita luta, de muita defesa do projeto popular aqui para a Araraquara”, assegurou. “Infelizmente não vai ser fácil, pois o ‘retrocesso’ venceu para a Prefeitura e a gente tem muito para trabalhar ainda”, continuou.
“É lutar contra o desmonte das políticas públicas, defendendo muito as cooperativas, a educação na nossa cidade, os cursinhos populares, a política que a gente tem feito na periferia […], impedindo seu desmonte, o desmonte da DAAE, que é a nossa empresa pública de água, a Gota de Leite, que é a nossa maternidade pública, contra a privatização e terceirização do SUS, das escolas, contra a militarização da educação na nossa cidade – e cobrando muito para que o novo governo não toque nos direitos de quem mais precisa”.
Em Campinas, também no Estado de São Paulo, o PcdoB reelegeu o ex-deputado federal e ex-líder estudantil Gustavo Petta, com 4.803 votos. “Obrigado, Campinas! Mais quatro anos, a luta vai continuar. Honrarei cada um dos 4.803 votos que conquistamos. Seguiremos com nosso mandato na Câmara Municipal, sempre em defesa do nosso povo! Vamos juntos!’, disse pelas suas redes.
No total, o partido elegeu em SP 12 vereadores, em cidades como Mogi das Cruzes, Taboão da Serra e Suzano, reforçando sua presença em regiões estratégicas. Entre os novos vereadores do PCdoB, estão Rodrigo Romão (Mogi das Cruzes), Josias Mineiro (Suzano) e a Professora Najara Costa (Taboão da Serra).
Nas capitais, a legenda também garantiu vaga no Legislativo municipal em Belém, Belo Horizonte, Recife, Salvador, São Luís e Porto Alegre. Na capital paraense, o professor da Universidade Estadual do Pará (UEPA) Rodrigo Moraes foi eleito com 5.690 votos. Ele se destacou como secretário de Habitação na gestão do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol). “Foram 45 dias de muita luta, de uma linda caminhada e de sonhos compartilhados juntos! Gratidão por todo o apoio nessa caminhada, vamos juntos fazer o mandato mais lindo da história de Belém do Pará”, agradeceu em sua página no Instagram.
No estado gaúcho, em Santa Maria, o médico nefrologista Werner Rempel vai ocupar pela sexta vez uma vaga na Câmara de Vereadores da cidade. “Permanecemos na trincheira”, comemorou Werner, que já presidiu a Câmara Municipal em 1998/2002/2014. Também foi vice-prefeito e secretário-geral de Governo de Santa Maria entre 2005/2008. Esteve como prefeito em exercício durante 359 dias.
Em Porto Alegre, garantiram vagas na Câmara de Vereadores, Erick Dênil, líder comunitário que atuou no amparo à população atingida pelas enchentes que deixaram milhares de atingidos e desabrigados na cidade. Ele obteve 5.376 votos.
Giovani Culau e Coletivo, cientista social e o único vereador assumidamente homossexual da capital gaúcha também foi eleito com 4.902 votos.
Na capital mineira, ao receber a confiança de 9.813 eleitores, Edmar Branco, liderança comunitária, volta a ter assento no Legislativo belo-horizontino. Já em São Luís, o Pai de Santo Astro de Ogum foi reeleito com 8.163 votos, sendo o primeiro vereador babalorixá da capital maranhense. Ainda no Nordeste, em Salvador, o PCdoB garantiu a reeleição de Augusto Vasconcelos e a recondução de Aladilce Souza.
Outra candidatura vitoriosa na região foi a de Cida Pedrosa. Com destacada trajetória como militante política e feminista de Recife, Cida também tem uma respeitável obra literária, sendo vencedora do Prêmio Jabuti de 2020 com o livro “Solo para Vialejo”. Ela teve 1,28% dos votos válidos. “Obrigada, Recife! Pelos 11.354 votos de confiança”, agradeceu Cida pelas redes.