Haddad sobe dois pontos percentuais e empata tecnicamente com Tarcísio em SP, diz IPEC

Candidatos Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad - Foto: Reprodução

Pesquisa do instituto Ipec divulgada nesta terça-feira (25) indica um empate técnico na disputa pelo governo de São Paulo entre o ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), e o ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Segundo o instituto, Tarcísio tem 46% das intenções de votos na disputa ao governo de São Paulo, enquanto Haddad chega a 43%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Brancos e nulos são 7%; 4% não sabem ou não responderam. Ainda segundo o levantamento, o candidato do Republicanos tem 52% dos votos válidos, ante 48% do candidato petista.

Enquanto Tarcísio manteve os mesmos 46% em comparação com a pesquisa anterior, do dia 11, Haddad oscilou positivamente dois pontos porcentuais – ele tinha 41%.

Nos votos válidos, o ex-ministro de Bolsonaro teve uma oscilação negativa de um ponto enquanto o ex-prefeito oscilou um ponto para cima.

Votos totais

Resposta estimulada e única, em % de votos totais:

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 46% (tinha 46% na pesquisa anterior, de 11/10)
  • Fernando Haddad (PT): 43% (41% na pesquisa anterior)
  • Brancos e nulos: 7% (9% na pesquisa anterior)
  • Não sabe: 4% (4% na pesquisa anterior)

ESPONTÂNEA

Na sondagem espontânea, quando os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos, Tarcísio aparece com 35%, e Haddad, com 32%.

Resposta espontânea e única:

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 35% (tinha 34% na pesquisa anterior, de 11/10)
  • Fernando Haddad (PT): 32% (30% na pesquisa anterior)
  • Outros: 2% (2% na pesquisa anterior)
  • Brancos e nulos: 10% (11% na pesquisa anterior)
  • Não sabe: 21% (23% na pesquisa anterior)

Segundo o levantamento, 13% dos paulistas dizem que podem mudar de candidato até o dia da eleição, enquanto 87% afirmam que já definiram o voto.

A pesquisa foi realizada entre 23 e 25 de outubro e entrevistou 2.000 eleitores presencialmente em 83 cidades paulistas. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06977/2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *