![](https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2019/01/mike-pompeo-tile.jpg)
Diante da repercussão negativa da oferta, feita por Jair Bolsonaro, de instalação de base militar norte-americana no Brasil, integrantes do governo se apressaram a desmentir, inclusive que o assunto tenha sido aventado na entrevista ao SBT.
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, afirmou que “ele me disse que ele nunca falou nisso, foi um comentário quando falaram de base russa, não sei o quê. Aí saiu esse assunto lá. De repente, base americana. Não tem nada, ele falou comigo que não falou nada disso. Fizeram um auê disso aí”.
Bolsonaro, na entrevista ao SBT, dissera o seguinte, sobre a instalação de uma base dos EUA em território brasileiro: “de acordo com o que puder vir a acontecer no mundo, quem sabe você tenha que discutir essa questão no futuro”.
Logo em seguida, o próprio secretário de Estado dos EUA, Michael Pompeo, confirmou a “oferta” de Bolsonaro, em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”:
OESP: Bolsonaro anunciou que o Brasil pode sediar uma base militar dos EUA no futuro. Há planos nesse sentido?
Pompeo: Isso é algo que estamos constantemente avaliando aqui nos EUA: qual a melhor forma de ter bons parceiros na região, bons parceiros ao redor do mundo, e onde, quando e como instalar nossas “US forces”. Essa é uma discussão colocada o tempo todo, e nós ficamos satisfeitos com a oferta do presidente Bolsonaro. Eu estou confiante de que vamos continuar as discussões sobre todo um conjunto de temas com o Brasil, enquanto o novo governo vai colocando seus pés no chão. Isso é algo que nós estamos desejando muitíssimo.
A instalação da base norte-americana foi, além disso, reafirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo: “Temos todo o interesse em aumentar a cooperação com os EUA em todas as áreas. Não haveria problema na questão de uma presença desse tipo”, disse ele durante a reunião do Grupo de Lima.
O Ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, não entrou na polêmica se Bolsonaro ofereceu ou não o território brasileiro para a instalação da base americana. Ele simplesmente desautorizou qualquer coisa a esse respeito. “Não existe nada neste sentido”, disse ele. “Não há nem estudo, nem avaliação, nem pedido”. E acrescentou. “Assim que ouvi falar sobre o assunto, entrei em contato com os comandantes militares para dizer que não há nada de efetivo sobre a possibilidade de instalação da base”. Ele reafirmou que não vê “qualquer necessidade da instalação de uma base militar norte-americana aqui no Brasil”.
Matérias Relacionadas
Secretário de Estado dos EUA agradece a Bolsonaro por oferta de base militar no Brasil
Bolsonaro avança o sinal e “admite” base americana na Amazônia