Na madrugada desta segunda-feira (27) a campanha brasileira no Mundial de Taekwondo traz conquistas inéditas ao esporte brasileiro. Em Wuxi, na China, o Brasil conquistou a segunda medalha de ouro no campeonato, com o título de Henrique Marques na divisão até 80kg.
O carioca de 21 anos venceu o chinês Qizhang Xiang por 2 a 0 em uma luta controlada. Foi a primeira vez que o país venceu uma medalha de ouro masculina em Campeonatos Mundiais. Dessa mesma forma, é a primeira vez que o país conquista dois títulos em uma única edição do Mundial.
“Muito feliz com essa conquista, muito feliz com o meu desempenho em quadra, muito feliz com tudo que vem acontecendo na minha vida. Saímos campeões aqui e tudo isso é graças a muito trabalho. Esse foi o primeiro passo e, se Deus quiser, lá em Los Angeles 2028 a gente vai ser campeão também”, disse Henrique, após a competição.
Agora, Henrique ocupa o sétimo lugar no ranking mundial da categoria. O agora campeão passou por atletas de Cuba, Burkina Faso, Estados Unidos e Rússia para chegar à final.
A medalha dele se soma à de Maria Clara Pacheco, campeã mundial na divisão até 57kg. Este foi o segundo pódio em um Mundial da atleta de apenas 22 anos, que havia sido bronze na edição de 2023.
O Mundial de taekwondo será disputado até o dia 30 de outubro. Entre os brasileiros que ainda estão na disputa, destaque para Netinho, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris na categoria até 68kg.











