Hidrelétricas chinesas em Sichuan ultrapassam os 100 milhões de kW em capacidade instalada

Hidrelétrica localizada na província de Sichuan (Hu Chao/Xinhua)

A capacidade hidrelétrica instalada total na província de Sichuan, no sudoeste da China, ultrapassou um recorde de 100 milhões de quilowatts, na sexta-feira (19), ao ser conectada à rede elétrica a última unidade geradora da Usina Hidrelétrica de Yingiang.

Conhecida como a “província de mil rios”, Sichuan apresenta cerca de um quarto da capacidade total isntalada no país. Como um importante polo do programa chinês de transmissão de eletricidade do oeste ao leste, Sichuan fornece anualmente para regiões fora da província cerca de um terço da eletricidade gerada.

Em termos comparativos, a capacidade hidrelétrica instalada só na província de Sichuan equevale a toda a cpacidade instalada no Brasil.

A Usina Hidrelétrica de Yinjiang está localizada na cidade de Panzhihua, às margens do rio Jinsha, e possui capacidade instalada total de 390 mil quilowatts.

Desde 1998, quando a transmissão começou, Sichuan já entregou mais de 1,9 trilhão de quilowatts-hora de eletricidade limpa para as regiões no centro e leste da China, entre outras zonas. O que é suficiente para cobrir o consumo total de eletricidade das províncias de Jiangsu, Zhejiang e Anhui, segundo a State Grid Sichuan Electric Power Company.

De acordo com o engenheiro-chefe da operadora da usina, Yan Ruiping, quando estiver plenamente em operação, a usina de Yingiang será capaz de fornecer mais de 1,6 bilhão de quilowatts-hora de energia limpa por ano. O que equivale a uma redução de 1,3 milhão de toneladas de emissões de dióxido de carbono.

Matéria produzida com colaboração da Agência Xinhua

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *