Graciliano Ramos, um dos maiores escritores da literatura brasileira, terá uma de suas obras relançada pelas editoras Anita Garibaldi e Práxis Literária através de financiamento coletivo. A publicação vai celebrar os 80 anos de “Histórias de Alexandre” – importante obra de Graciliano, mas pouco conhecida –, em uma edição especialíssima.
A campanha de adesão para a publicação do livro termina no próximo dia 19, e a previsão é que o livro seja publicado em dezembro deste ano.
O livro comemorativo e ilustrado, que conta as aventuras dos heróis sertanejos Alexandre e Cesária, como define a apresentação da campanha, será “uma edição crítica, cuidadosa e corrigida, feita de modo artesanal – com o vagar que apreciava Graciliano”.
De acordo com os organizadores, “o texto-base foi revisto e conferido diretamente com os manuscritos do autor (pertencentes ao IEB-USP), além de cotejado com aquela pioneira edição de 1944, mais precisamente, com o exemplar revisado a lápis pelo próprio Graciliano e dedicado a sua esposa Heloísa: ‘minha Cesária’”.
A publicação foi organizada pelos pesquisadores e ensaistas Yuri Martins-Fontes e Edilson Dias de Moura, e terá ilustrações de Marcelo Guimarães Lima, inspiradas nos traços de cordel e nas histórias em quadrinhos.
O livro traz também introdução dos dois organizadores, abordando a vida e obra do autor, bem como percurso e aspectos históricos e literários da obra; prefácio de Walnice Nogueira Galvão, crítica literária e ex-professora da USP; glossário – que atualiza o público contemporâneo (em especial o infanto-juvenil) quanto a termos do linguajar sertanejo falado há quase um século; além de posfácio assinado por Yuri Martins-Fontes e pelo ilustrador – também historiador e crítico de arte – Marcelo Guimarães Lima, abordando “a relação entre realidade e imaginação, a nobre arte de inventar verdades”.
Sobre o autor alagoano, o editor da Anita Garibaldi, Cláudio Gonzalez, diz que “o interesse na obra de Graciliano Ramos vai além do elevado valor literário”. Ele lembra que Graciliano foi um “comunista de carteirinha” e que a editora Anita Garibaldi, “com sua tradição de quase 45 anos publicando obras e autores comprometidos com os ideais socialistas, não poderia perder a oportunidade de ter um livro de Graciliano Ramos em seu catálogo”.
A Anita Garibaldi informa ainda que a publicação só se tornou possível porque, no início de 2024, a obra de Graciliano Ramos entrou em domínio público, fazendo com que seus livros agora possam ser publicados livremente, já que não estão mais vinculados a uma única editora.
Segundo ainda os organizadores do projeto, com essa publicação comemorativa de Graciliano Ramos, as duas editoras inauguram, em parceria, a coleção Literatura a Contrapelo – tendo “o gosto de inscrever na história do livro brasileiro essa nova edição rigorosamente elaborada”.
Serviço: para adquirir esta nova edição de Histórias de Alexandre, você deve colaborar com o financiamento coletivo que está sendo mobilizado através da plataforma Catarse, até 19 de outubro, neste link: https://www.catarse.me/historias_de_alexandre
A previsão de publicação e entrega do livro é para dezembro deste ano.