Os homens que gravaram dois vídeos humilhando e ofendendo uma mulher russa, durante a Copa do Mundo estão sendo acusados por violência e humilhação à honra e dignidade, e podem responder por crime na Rússia. A ação está sendo movida por uma jurista russa Alyona Popova, que fez a denúncia.
A atitude dos homens também repercutiu em várias partes do Brasil e os identificados já estão sofrendo as consequências. Um deles, Felipe Wilson, que era supervisor de aeroportos, foi demitido da Latam Airlines Brasil nesta quarta-feira.
Mas o pior é o perfil de outros deles, como Luciano Gil Mendes Coelho, natural da cidade de Picos, no Piauí. O cidadão já foi preso pela Polícia Federal em 2015, em uma operação conjunta da Polícia Federal com a Controladoria Geral da União, por participação em esquemas de desvio de dinheiro público na prefeitura de Araripina (PI), onde atuava como engenheiro civil para o órgão público. Luciano também foi secretário de Saúde e também de Educação do Estado do Piauí, sempre fazendo parte do mesmo grupo envolvido em esquemas de corrupção.
Outro deles é o advogado Diego Valença Jatobá, ex-secretário de Turismo de Ipojuca (PE), que também poderá ser punido. A OAB, seccional Pernambuco, divulgou uma nota de repúdio contra a conduta do advogado. Se a instituição entender que ele desrespeitou, de alguma forma, a Constituição Federal, as sanções podem ir de advertência à censura ou expulsão.