O Hospital que fez o teste de coronavírus em Jair Bolsonaro escondeu o nome de duas pessoas que testaram positivo na lista que entregou ao governo do Distrito Federal. Das 17 pessoas, apenas 15 estão identificadas.
A pedido do governo do DF, a juíza Raquel Soares Chiarelli, da 4ª Vara da Justiça Federal em Brasília, determinou que o Hospital das Forças Armadas (HFA) apresentasse a lista de pacientes que deram positivo no teste para coronavírus.
Jair Bolsonaro, que foi testado lá, disse que seu teste deu negativo, mas não apresentou nenhuma prova. Tanto a Folha de S.Paulo quanto o Estadão já pediram cópia do exame diversas vezes para a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), mas sem respostas.
Procurado, o HFA também não apresentou o exame de Jair Bolsonaro.
De acordo com o governo do DF, na lista apresentada pelo Hospital aparecem pessoas do governo Bolsonaro. Sem nenhuma explicação, dois dos 17 pacientes com coronavírus não tinham seus nomes identificados na lista.
Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória que impede o cumprimento da Lei de Acesso à Informação.
Na mesma MP, a 928, que revogou o artigo 18 da MP/927, que autorizava a suspensão do contrato de trabalho por quatro meses sem pagamento de salários, Bolsonaro suspendeu os prazos para “acesso à informação nos órgãos ou nas entidades da administração pública cujos servidores estejam sujeitos a regime de quarentena, teletrabalho ou equivalentes”, diz o primeiro parágrafo.
A MP também diz que “não serão conhecidos os recursos interpostos contra negativa de resposta a pedido de informação negados” por razão do primeiro parágrafo.
Na manifestação contra a democracia do último dia 15, Bolsonaro não somente estimulou a aglomeração, como participou dela, apertou mãos de apoiadores, tirou selfies, pegou nos celulares e devolveu aos seus donos.
Para Bolsonaro, o coronavírus é “gripezinha”, “histeria” e “fantasia” da mídia do mundo inteiro.
Essa “gripezinha” de Bolsonaro é um macabro deboche, principalmente com os italianos, que já contabilizam 6.820 mortes, 743 novas mortes somente nas últimas 24 horas. Na China são 3.277 mortes. Nos EUA são 471 óbitos. No Brasil, 46 mortos.
No mundo todo são 15,3 mil mortes por coronavírus.