O apresentador Luciano Huck disse que não será candidato à Presidência em 2022, como vinha sendo discutido por partidos de centro, mas garantiu que não deixará de lutar pela democracia. Huck anunciou que assumirá o horário que hoje é do Faustão, aos domingos, na TV Globo.
No programa Conversa com Bial, Luciano Huck afirmou que nunca se lançou como candidato e que isso seria irresponsável, visto que não tem experiência de gestão pública.
“Acho bom eu deixar a fotografia bem clara e ser o mais franco e o mais sincero possível: eu nunca me lancei candidato a nada, não estaria retirando nada porque nunca lancei uma candidatura”.
“Isso não quer dizer que eu estou fora do debate público. Poder, a partir de 2022, fazer um programa popular, porém, com uma mensagem positiva de esperança (…) eu vejo esse desafio como o mais importante da minha carreira e vou dedicar cada dia e minuto para que seja um espelho da nossa sociedade, do que a gente tem de bom”, disse o apresentador.
Huck participou de diversos eventos que reuniram lideranças políticas de esquerda e de direita em defesa da democracia e contra o governo de Jair Bolsonaro.
Luciano critica a postura negacionista do governo Bolsonaro durante a pandemia e acredita que milhares de mortes teriam sido evitadas caso a ciência tivesse sido ouvida e vacinas tivessem sido compradas.
Para ele, “o Brasil está sofrendo o que está sofrendo hoje em dia porque não existe projeto de país. É o que eu disse outro dia: ‘não existe vento bom para uma nau sem rumo’. O Brasil precisa de projeto (…) de um projeto de país”.
O apresentador disse que em 2018 “talvez tivesse uma oportunidade” para que se lançasse candidato. “Isso seria uma irresponsabilidade, sabe?”, avaliou. “Em 2018 eu não cogitei nesse sentido porque não era responsável da minha parte fazer isso”.
Luciano Huck disse que votou em branco no segundo turno de 2018, disputado entre Jair Bolsonaro, na época pelo PSL, e Fernando Haddad, pelo PT.
“O voto no Brasil é secreto, mas eu vou compartilhar porque você me perguntou: eu votei em branco na última eleição, e acho que, naquela circunstância, é o que eu deveria ter feito, e fiz com bastante tranquilidade. Os dois candidatos que se apresentavam naquela época, eu não me sentia representado por nenhum dos dois e achei melhor votar em branco. Então não me arrependo, eu votei em branco e votaria em branco de novo”, disse.
O apresentador Luciano Huck disse que política sempre fez parte da sua vida. Lembrou com satisfação que, quando criança, participou de atos pelas eleições diretas, no início da década de 80, e citou Ulysses Guimarães e outros líderes políticos da época que lutaram pela redemocratização do país.