A produção industrial caiu em 8 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em fevereiro, na comparação com o mês anterior. Com mais este resultado ruim, a produção industrial nacional teve um crescimento insignificante de 0,2%.
Conforme a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, divulgada na quarta-feira (11), a produção física industrial recuou no Pará -10,9%, no Amazonas -5,9%, no Mato Grosso -4,4%, em Minas Gerais -2,8%, no Espírito Santo -1,1%, no Ceará -0,7%, em São Paulo -0,5% e no estado do Rio Grande do Sul -0,1%. Goiás manteve o mesmo nível de produção nos dois meses (0,0%).
Entre os locais que obtiveram alguma alta na produção foram: o estado do Paraná (3,3%), na Região Nordeste (2,6%), em Pernambuco (1,3%), Rio de Janeiro (1,2%), Santa Catarina e Bahia (ambos com 0,9%).
Segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), “a indústria só não ficou no negativo mais uma vez, porque houve queda em janeiro [-2,2%]… Isto é, o mês [fevereiro] foi fraco e não teve atenuantes do ponto de vista regional”.