O Ibope divulgou, na noite de segunda-feira (24), mais uma pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. O levantamento, que ouviu 2.506 eleitores entre sábado (22) e domingo (23), mostra Jair Bolsonaro (PSL) estagnado com 28%, mesmo resultado obtido na pesquisa anterior divulgada dia 18 de setembro.
Com margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos, a pesquisa traz os seguintes números para os candidatos mais bem colocados. Jair Bolsonaro (PSL) com 28%, seguido por Fernando Haddad (PT), que recebeu 22% das intenções de voto.
Na terceira colocação, aparece Ciro Gomes (PDT), que se manteve com 11%. Geraldo Alckmin (PSDB) vem na quarta colocação, com 8%, em situação de empate técnico com o pedetista. Marina Silva (Rede), por sua vez, segue perdendo força e registrou 5%.
As quatro simulações de segundo turno, todas com a presença de Bolsonaro, mostram o candidato do PSL perdendo em todos os cenários, conseguindo empatar apenas com Marina Silva – ambos com 39%. Veja as demais situações: Ciro é quem bate o candidato do PSL com a maior margem: 46% a 35%; Haddad também venceria com 43% a 37%; enquanto Alckmin teria 41% contra 36% de Bolsonaro.
O instituto também registrou um novo aumento na rejeição do atual líder nas pesquisas. O Ibope perguntou: “Dentre estes candidatos a Presidente da República, em qual o(a) sr.(a) não votaria de jeito nenhum? Mais algum? Algum outro?”.
A rejeição de Jair Bolsonaro subiu de 42% para 46%, a mais alta entre todos os candidatos. O segundo mais rejeitado, Fernando Haddad, oscilou de 29% para 30%. Marina Silva vem em seguida, variando de 26% para 25%, enquanto Geraldo Alckmin manteve os 20% de rejeição que tinha na última pesquisa. Entre os cinco mais bem posicionados nas pesquisas, Ciro Gomes é o que tem a menor rejeição com 18%.