
Em meio à extensa repercussão mundial da condenação do golpista, o NYT considera a sentença uma “decisão histórica” do STF contra a trama golpista. Já o inglês Guardian ressalta que plano de Bolsonaro era “aniquilar a democracia no Brasil após perder as eleições”
A condenação de do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado foi destaque nos sites de notícia da imprensa internacional. Nesta quinta-feira, 11, Bolsonaro foi condenado por 4 votos a favor da condenação e 1 contra.
O New York Times, em artigo intitulado: “Bolsonaro é condenado a 27 anos de prisão por tramar golpe no Brasil”, destacou como a condenação foi um evento histórico para o Brasil.
“A condenação é uma decisão histórica para a maior nação da América Latina. Em pelo menos 15 golpes e tentativas de golpe com ligações com os militares desde que o Brasil derrubou sua monarquia em 1889, quinta-feira marcou a primeira vez que os líderes de uma dessas conspirações foram condenados,” diz o NYT.
O Washington Post publicou que “O Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiu que o ex-presidente tentou reverter sua derrota nas eleições de 2022 com uma articulação que incluía plano de assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.
O jornal britânico, The Guardian, “Ex-presidente tentou aniquilar a democracia do país após perder as eleições de 2022”.
O francês Le Monde, “O ex-líder de direita foi condenado por ser o líder de uma organização criminosa onde conspirou para garantir que ele continuasse no cargo”, apesar de sua derrota em 2022.
“Bolsonaro foi condenado por ser o líder de uma organização criminosa” que conspirou para garantir seu “poder autoritário contínuo”, apesar de sua derrota para o atual presidente de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva, na eleição de 2022”, escreveu o Le Monde
O espanhol, El País estampa que “Ex-presidente Bolsonaro, condenado a 27 anos por tentativa de golpe de Estado contra Lula”. “O Brasil”, prossegue o El País, “dá um passo importante contra a impunidade. Pela primeira vez na história, um tribunal condenou um ex-presidente e oficial militar de alto escalão por golpe de Estado,” disse ainda o El País.
Já o jornal argentino, Clarín, “Julgamento do golpe no Brasil: ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal a 27 anos e três meses de prisão”. “No caso de Bolsonaro, o juiz relator considerou a circunstância agravante de que a promotoria o o denunciou como líder de uma “organização criminosa” e que ele “conspirou para tentar impedir que o atual presidente o sucedesse no poder após vencer as eleições de outubro de 2022,” destacou o jornal.
Outro jornal da Argentina, Página 12, colocou em destaque que “Supremo Tribunal Federal condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão”, enquanto que a rede Al Jazeera, publicou: “Suprema Corte do Brasil vota para condenar Bolsonaro por todas as acusações” relativas ao golpe.
Rússia Today informa que a “Suprema Corte condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de subverter as eleições do Brasil de 2022, fazendo com que encare uma sentença de décadas por liderar o que os promotores denominaram de conspiração criminosa.